×

Berço da família Resende, Lagoa Dourada será sede do 26º Reszendão: festa celebra 300 anos do casamento do casal patriarca

O 26º Reszendão será realizado em Lagoa Dourada, no período de 24 a 26 de julho de 2026, 19 anos depois do encontro de 2007. No próximo ano, serão comemorados os 300 anos de casamento de João de Resende Costa com Helena Maria de Jesus, ocorrido em 03/10/1726, na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição de Prados, bem como a instalação do casal no atual município de Lagoa Dourada.

João de Resende Costa emigrou-se jovem da ilha de Santa Maria, nos Açores, para Minas Gerais, em princípios do século XVIII (1716/1718). Casou-se com uma das três Ilhoas Açorianas, Helena Maria de Jesus (as outras duas eram Antônia da Graça e Júlia Maria da Caridade), nascidas na ilha do Faial.

Lagoa Dourada é considerado o berço da Família Resende em Minas Gerais e no Brasil. “Apesar da data da cerimônia de casamento, o nosso evento ocorrerá, como tradicionalmente, no final de julho, por ser mês de férias escolares”, explica Antônio Egg Resende.  Egg faz parte da comissão administradora da página do 26º Reszendão, no Facebook, ao lado de Marcelo Fonseca Rezende, Geny Marta de Resende Ferreira e Nilson Canuto. Geny Ferreira vai coordenar os trabalhos de preparação e execução do evento com a colaboração de outros Resendes lagoenses e de cidades vizinhas.

Reszendão de 2007

Em agosto de 2007, o saudoso Rosalvo Pinto escreveu sobre o 9º Reszendão em Lagoa Dourada, que “abriu seus braços e abraços para receber 450 descendentes da família Resende”. O encontro ocorreu no frio sábado de 28 de julho, mas “O tira-gosto da festa já foi servido, na verdade, de véspera: um jantar para 150 pessoas, oferecido no restaurante do Haras Rancho Dourado, de propriedade do Sr. Vicente de Paula Resende” (bisneto do criador da raça do jumento Pega no país, em fins do século XIX, o Coronel Eduardo José de Resende). 
No dia seguinte, depois do tira-gosto, veio o prato principal, narrou Rosalvo. “Como manda a tradição, o encontro começou com uma bela cerimônia religiosa, a Missa, na igreja matriz de Santo Antônio. Praça e igreja impecavelmente limpas, enfeitadas e aconchegantes. A celebração foi presidida pelo nosso conterrâneo, o Mons. José Hugo de Resende Maia, o simpático Pe. José Hugo do Sô Ataíde e de Dª. Altiva.”

Padres foi o que não faltou no Reszendão de 2007. Além de outro conterrâneo, o Pe. Antônio das Mercês Gomes, conta Rosalvo que “participaram também os nossos conhecidos Frei Basílio e Pe. Jair Vale, o Pe. Bolivar Vieira de Resende, lagoense, que brindou os presentes com sugestiva homilia, bem como o Pe. Orlando Resende, salesiano, vindo lá do Mato Grosso do Sul”.

“Tudo sob sóbria e piedosa medida: as músicas, coral e orquestra, o ofertório com as mocinhas da cidade jogando pétalas de rosa sobre os presentes, ao som do ´Fica sempre – um pouco de perfume…´ e com uma procissão cheia de simbolismos, entre os quais, o mais tocante, a presença do ´vovô´ e do ´bebê´ dos Resendes presentes. O melhor começo para um encontro que prometia”, prosseguiu Rosalvo. 
“Ao fim da missa, duas surpresas: a leitura, pelo Robson – um dos líderes do Reszendão, de Vila Velha, ES -, da certidão de casamento do patriarca da família, o João de Resende Costa, com Helena Maria. É um documento notável: poucas famílias no Brasil sabem o dia e a hora em que aqui surgiram. Esse casamento aconteceu na manhã do dia 3 de outubro de 1726, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados.”

“E, para marcar essa data e o 9º. Reszendão, veio a surpresa maior: o lançamento oficial e entrega, pelo representante regional dos Correios, de um selo comemorativo, contendo o brazão e o registro dos 281 anos da presença da família Resende no Brasil. Sem dúvida, uma ideia brilhante dos organizadores do evento. O Sr. José Valter Vieira, Prefeito Municipal da cidade, recebeu e assinou as primeiras cartelas, em nome do Município.”

“Após a tradicional foto coletiva, a carreata até a Quadra de Esportes da Escola Municipal Angelina Medrado, na qual se desenrolou o restante da programação. Café, saudações, informações interessantes sobre a história da família Resende, um lauto almoço, lançamento de livros, sorteio de brindes, boa música, as paredes cheias de cartazes, fotos, árvores genealógicas. Tudo isso compondo um ambiente barulhento, curioso e agradável, que fez o tempo passar voando.”

“Para quem já participou de algum ´Reszendão´, essa é a hora mais esperada do evento. As muitas mesas caprichosamente enfeitadas pareciam por vezes ficar vazias. De crachás dependurados ao pescoço, os ´primos´ Resende mais circulavam e conversavam do que se assentavam para comer e beber. É o momento do reencontro para muitos, das trocas de informações sobre genealogia, da chamada coletiva das delegações, das danças, da alegria, enfim.”

De Resende Costa, estavam presentes “apenas três: o Zé Alair, o grande arauto da família Resende, minha irmã Lucinha e eu”, lamentou Rosalvo. “Sem contar, claro, outros resende-costenses que vivem em outras cidades, como o Pe. José Hugo, suas duas irmãs, o Pe. Antônio Gomes, alguns dos filhos do Sr. Ademar Resende Maia e de Dª. Abigail, um dos quais, o Nilson, vindo do longínquo Recife, a Sílvia do Nito e outras pessoas nascidas entre nossa cidade e Lagoa Dourada. Não podia faltar também o casal Rubinho e Cida, de Coronel Xavier Chaves, ardorosos líderes do movimento Reszendão que são.”

“Dois grupos chamaram a atenção: a grande caravana vinda de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e a caravana da cidade de Abreus, cidade vizinha a Alto Rio Doce. Essa barulhenta turma de mocinhas e rapazes trouxe até um hino do Reszendão, por eles criado e animadamente cantado.” Por isso, “venceu o lobismo e a simpatia do povo de Campo Grande”, para onde foi o Reszendão seguinte. 
O lagoense Antônio Egg complementa o relato de Rosalvo com informações sobre a comissão que organizou o 9° Reszendão 2007. A coordenação geral foi de Heloisa Resende de Andrade e a comissão foi formada pelos casais Antônio Carlos Chaves de Resende e Suely Coelho Cunha, Antônio Egg Resende e Maria Otília do Carmo Egg Resende, Antônio Ferreira da Silva e Geny Marta de Resende Ferreira, Carlos Geraldo I. Pimentel e Marisa Vieira Resende Pimentel, Cláudio Resende e Sandra Lommez de Resende; e também por Adriana Fernandes, Angelina Medrado de Resende, Cecília da Silva Resende, Dauro José Buzatti, Maria da Conceição Souza Rezende, Maria das Graças de Resende Andrade, Maria Imaculada de Resende Faria, Marise Coimbra Carraza do Líbano e Neuza Maria Chaves de Resende. 

FONTE: JORNAL DAS LAJES

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp