×

UPA de Conselheiro Lafaiete recebe visita técnica da Unimed para benchmarking no Núcleo de Segurança do Paciente

Unidade se destaca como referência em qualidade e segurança do paciente, recebendo benchmarking da Unimed em apenas seis meses de implantação do núcleo.

No dia 23 de setembro, a UPA de Conselheiro Lafaiete, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) em parceria com o Consórcio Público ICISMEP, recebeu a visita técnica das enfermeiras Ana Flávia Barbosa e Ana Flávia Silva Alves, representantes da Unimed. O objetivo foi realizar um benchmarking com foco na implantação e no desenvolvimento do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade.

A equipe da UPA apresentou os avanços conquistados desde março de 2025, quando iniciaram as capacitações dos colaboradores para implantação de protocolos, fluxos e rotinas assistenciais alinhados às Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente (RDC nº 36/2013). Os resultados já demonstram impacto positivo na qualidade da assistência prestada.

A diretora da unidade, Ana Paula de Melo, destacou a relevância da iniciativa. “A nossa equipe é muito produtiva e estamos trabalhando para tornar a UPA uma unidade de saúde exemplar, que cuide da população do município. Mesmo sendo uma unidade recente, ela já está se tornando referência. E a parceria com o INTS e o ICISMEP nos dão este apoio para continuarmos crescendo”.

A enfermeira Luana Silveira, presidente do NSP, apresentou o histórico e as estratégias adotadas, ressaltando a importância da união das equipes. “O Núcleo de Segurança do Paciente depende da união de todas as equipes. Quando falamos de segurança do paciente também estamos falando sobre a segurança dos colaboradores. É muito gratificante ver que o trabalho desenvolvido aqui na UPA tem atingido de forma positiva outras instituições”. As representantes da Unimed elogiaram os resultados alcançados em pouco tempo de implantação e manifestaram interesse em estabelecer parcerias para intercâmbio de experiências.

O diretor administrativo do INTS em Minas Gerais, Wagner Magesty, reforçou o caráter inovador da visita. “Trazer qualidade nos serviços prestados na área da saúde é a máxima do INTS. Recebemos hoje a equipe da Unimed local e eles saíram bem felizes com o resultado desta reunião. Um serviço de saúde privado vir conhecer o trabalho prestado no SUS é prova de que estamos expandindo fronteiras. O que a gente vem mostrando aqui em Conselheiro Lafaiete é um trabalho árduo e contínuo, focado no paciente”.

Com apenas seis meses de implantação, o Núcleo de Segurança do Paciente da UPA de Conselheiro Lafaiete já demonstra ser um modelo de integração, qualidade e humanização — reafirmando o compromisso do INTS e do Consórcio Público ICISMEP em fortalecer o SUS e ampliar a excelência da assistência à saúde.

Também participaram do encontro representantes do INTS, da direção da UPA e profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente, entre eles: Dr. Murilo Marques, Diretor Médico do INTS; Camila Menezes, Coordenadora Assistencial da sede INTS em Minas Gerais; Reigiane Azevedo, Coordenadora de Operações; Wagner Magesty, Diretor Administrativo do INTS; Ana Paula de Melo, Diretora da UPA; Dr. Giulliano Rubatino, Diretor Técnico da UPA; Poliana Gonçalves Marota, Coordenadora de Projetos e representante do INTS; Luana Silveira, Enfermeira e Presidente do NSP; e Érica Rodrigues, Enfermeira da Qualidade.

Assessoria de Imprensa (MG) Jornalista Maurício Azevedo | (37) 99911-3050

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp