×

Chamas devastam a Serra de São José: bombeiros e voluntários lutam contra incêndio gigante

Trabalhos foram retomados ainda antes do amanhecer e devem seguir ao longo de todo o dia

Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e voluntários iniciaram, na manhã desta quarta-feira (8), o terceiro dia de combate ao incêndio de grandes proporções que atinge a Serra de São José. De acordo com o comandante da unidade dos Bombeiros em São João del-Rei, tenente Radamés, “pela manhã, as temperaturas são mais baixas e tudo parece estar mais controlado. É o momento em que conseguimos resultados mais significativos. Porém, no período da tarde, a temperatura tende a subir bastante, o que, como vimos ontem, prejudica muito os trabalhos”.

Além das equipes em solo, as ações contam com o apoio de um helicóptero, utilizado para mapeamento da área e distribuição do efetivo, e de duas aeronaves modelo Air Tractor, responsáveis por lançar água nos pontos de difícil acesso. “Vale ressaltar o importantíssimo apoio da Polícia Militar, que disponibilizou os operadores do helicóptero. Além disso, a Polícia Civil também atua com muito empenho na parte investigativa das causas deste incêndio tão devastador”, destacou o tenente.

Os Bombeiros informaram ainda que cerca de 60 pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente nos combates. Veterinários se organizam para atendimento aos animais atingidos pelo incêndio. Um grupo de veterinários de São João del-Rei e Tiradentes está se mobilizando para prestar os primeiros socorros aos animais atingidos pelo incêndio na Serra de São José. O grupo pede que moradores das proximidades abriguem, dentro das condições de segurança possíveis, os animais que eventualmente se desloquem para áreas residenciais. Nesses casos, os telefones para contato são (32) 98874-3494 e (32) 9124-2245.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp