×

MG-129 segue gerando insatisfação: crateras persistem apesar dos reparos

As crateras ao longo da MG-129 seguem gerando insatisfação entre motoristas que trafegam entre Ouro Preto, Mariana e Ouro Branco. Apesar das intervenções recentes realizadas em trechos críticos, os buracos voltaram a aparecer em vários pontos da rodovia, comprometendo a segurança e aumentando o risco de acidentes.

Nos últimos meses, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizou operações de tapa-buracos e outras medidas paliativas. No entanto, usuários afirmam que os reparos não duram e que o problema retorna com as chuvas e o tráfego intenso de veículos pesados, especialmente caminhões que transportam minério entre os municípios.

Jornal Geraes recebeu um novo relato anônimo de uma motorista que percorre o trecho com frequência. Segundo ela, o serviço realizado em junho não resolveu o problema e, em alguns locais, o asfalto já se deteriorou completamente.

“Recentemente, em junho, vocês fizeram uma reportagem ótima sobre o assunto e o Estado logo depois cobriu os buracos. No entanto, foi tudo mal feito, pois vários dos buracos já abriram novamente, alguns deles atingindo a pista inteira, como esse que gravei ontem na ida de Ouro Branco para Ouro Preto”, afirmou a denunciante, que preferiu não ser identificada.

Ainda conforme o relato, a situação vai além da condição do asfalto. “A estrada está muito mal cuidada, falta manutenção básica: além dos buracos, há muita vegetação invadindo a pista e não há sinalização adequada, principalmente na própria pista (quase toda apagada) e algumas das placas estão cobertas pela vegetação”, destacou.

O vídeo enviado pela leitora mostra pontos onde o pavimento cedeu novamente, deixando crateras que ocupam quase toda a faixa de rolamento. Em outros trechos, as remendas realizadas pelo DER-MG já se soltaram, expondo o solo e obrigando condutores a realizar manobras perigosas para desviar dos buracos.

Apesar dos reparos recentes do DER-MG, o asfalto da MG-129 voltou a ceder, resultando em crateras ao longo do trajeto entre Ouro Preto e Ouro Branco / Vídeo: Reprodução.

As condições da MG-129 geram insatisfação especialmente entre estudantes e trabalhadores que utilizam a via diariamente. Além de ser o principal eixo de ligação entre Ouro Preto e Ouro Branco, o trecho também é rota de turistas, caminhoneiros e moradores de distritos como Santa Rita de Ouro Preto.

Os problemas de manutenção na rodovia vêm sendo denunciados desde o primeiro semestre, quando a reportagem “Crateras de insegurança: precariedade da MG-129 gera manifestações entre Ouro Preto e Ouro Branco”, publicada em junho, já mostrava a revolta dos motoristas com as condições do asfalto. À época, moradores chegaram a organizar protestos pacíficos cobrando providências do governo estadual.

Agora, com o reaparecimento dos buracos, cresce novamente o sentimento de descaso. Sem sinalização adequada, com vegetação invadindo a pista e crateras que se alastram com as chuvas, a MG-129 permanece como um dos principais pontos de reclamação entre os motoristas da Região dos Inconfidentes.

FONTE: JORNAL GERAES

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp