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SUV raro no mercado de usados, Hyundai Creta Sport 2.0 traz motor de 166 cv do ix35, câmbio automático de 6 marchas, consumo urbano de até 10 km/l e pode ser encontrado por menos de R$ 90 mil

Versão esportivada do SUV da Hyundai chama atenção pelo motor 2.0 de 166 cv, visual exclusivo e bom custo-benefício no mercado de usados, com preços que podem ficar abaixo da Tabela Fipe.

Lançado no fim de 2017 e retirado do catálogo em meados de 2019, o Hyundai Creta Sport 2.0 ocupa hoje um nicho específico entre os SUVs usados.

Entrega o motor 2.0 de 166 cv associado ao câmbio automático de seis marchas, desempenho acima da média do segmento na época e preço que, em anúncios, pode girar abaixo de R$ 90 mil, dependendo do estado e da região.

Na Tabela Fipe, as cotações de referência para unidades 2018 e 2019 têm oscilado na faixa dos R$ 90 mil a R$ 92 mil neste semestre.

Design esportivado e detalhes exclusivos

A configuração Sport foi apresentada no Brasil com proposta estética mais agressiva e ajustes pontuais.

Além dos apliques pretos brilhantes na dianteira e na tampa do porta-malas, a versão recebeu rodas exclusivas de 17 polegadas e suspensão com acerto mais firme que o restante da linha.

Essa caracterização surgiu ainda no ciclo 2018 e foi mantida na linha 2019, quando o modelo ganhou atualizações de equipamentos; pouco depois, a Sport saiu do portfólio nacional.

Motor 2.0 e câmbio automático de seis marchas

Hyundai Creta Sport 2.0 tem motor de 166 cv, câmbio automático e preço abaixo da Fipe. Veja por que é destaque entre SUVs usados.
Hyundai Creta Sport 2.0 tem motor de 166 cv, câmbio automático e preço abaixo da Fipe. Veja por que é destaque entre SUVs usados.

Sob o capô, o Creta Sport traz o conhecido motor 2.0 16V flex da família Nu, o mesmo conjunto aplicado no ix35 vendido no país, reconhecido pela robustez e manutenção simples.

No Creta, ele entrega 166 cv com etanol e 156 cv com gasolina, além de 20,5 kgfm de torque com etanol.

A potência máxima surge a 6.200 rpm e o torque máximo a 4.700 rpm.

A transmissão é automática de seis marchas, sem opção manual nessa motorização.

Os dados aproximam o SUV de compactos turbo atuais em desempenho, com vantagem nas retomadas pela cilindrada.

Desempenho e velocidade máxima

Em medições de referência de mercado, o Creta 2.0 automático cumpre o 0 a 100 km/h em cerca de 9,7 segundos e atinge 188 km/h de velocidade máxima.

A calibração do câmbio prioriza suavidade, mas responde com rapidez suficiente quando se exige mais do acelerador.

Consumo urbano e rodoviário

Os registros do Inmetro indicam médias oficiais de 6,9 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol.

Hyundai Creta Sport 2.0 tem motor de 166 cv, câmbio automático e preço abaixo da Fipe. Veja por que é destaque entre SUVs usados.
Hyundai Creta Sport 2.0 tem motor de 166 cv, câmbio automático e preço abaixo da Fipe. Veja por que é destaque entre SUVs usados.

Com gasolina, as cifras sobem para 10 km/l em ciclo urbano e 11,4 km/l em rodoviário.

Na prática, os números variam conforme trânsito, relevo e estilo de condução, mas permanecem coerentes com o porte e o tipo de motor.

Dimensões e espaço interno

Em dimensões, este Creta mede 4,27 metros de comprimento1,78 m de largura e 1,63 m de altura, com entre-eixos de 2,59 m.

porta-malas de 431 litros está entre os maiores da categoria na época e acomoda bem bagagens de família.

Com tanque de 55 litros, a autonomia rodoviária pode superar 600 km quando abastecido com gasolina.

Equipamentos e itens de conforto

Mesmo abaixo da versão Prestige, o Creta Sport reunia um conjunto amplo de conveniências.

Hyundai Creta Sport 2.0 tem motor de 166 cv, câmbio automático e preço abaixo da Fipe. Veja por que é destaque entre SUVs usados.
Hyundai Creta Sport 2.0 tem motor de 166 cv, câmbio automático e preço abaixo da Fipe. Veja por que é destaque entre SUVs usados.

Entre os itens de destaque estão ar-condicionado automáticocontrole de estabilidade e traçãoassistente de partida em rampacâmera de résensores de estacionamento traseiroISOFIXpiloto automáticoluzes diurnasfaróis de neblinarodas de liga leve de 17”sistema multimídia com espelhamentovidros e retrovisores elétricos e monitoramento da pressão dos pneus.

Atualizações entre 2018 e 2019 adicionaram equipamentos de entretenimento e mantiveram o visual esportivado até a descontinuação da versão.

Produção curta e oferta limitada

A trajetória da Sport foi breve.

Lançada no Brasil no fim de 2017, a configuração foi suprimida do catálogo em julho de 2019, quando a gama recebeu ajustes e séries especiais.

Essa curta produção explica por que ela aparece com menos frequência nos classificados em relação às versões 1.6 e 2.0 Prestige, mantendo atratividade entre compradores que buscam um SUV automático com bom custo-benefício.

Preço de mercado e oportunidades abaixo da Fipe

Para referência, as cotações da Tabela Fipe para o Creta 2.0 2019 estão entre R$ 90 mil e R$ 92 mil.

Embora a Fipe sirva como base, anúncios pontuais podem surgir abaixo desse valor, especialmente em veículos com quilometragem mais alta ou fora dos grandes centros.

É possível encontrar pedidas na casa dos R$ 89 mil em plataformas de classificados.

Custo de manutenção e durabilidade

Hyundai Creta Sport 2.0 tem motor de 166 cv, câmbio automático e preço abaixo da Fipe. Veja por que é destaque entre SUVs usados.
Hyundai Creta Sport 2.0 tem motor de 166 cv, câmbio automático e preço abaixo da Fipe. Veja por que é destaque entre SUVs usados.

O conjunto 2.0 aspirado com câmbio automático de seis marchas acumula boa reputação de robustez e confiabilidade.

Além de ser o mesmo usado no ix35, o motor é compartilhado por outras versões da linha Creta, o que facilita encontrar peças e assistência técnica em todo o país.

Os custos de revisão são previsíveis e competitivos, o que reforça o apelo para quem busca um SUV potente, mas de manutenção acessível.

Creta Sport 2.0 é uma boa compra?

Para quem prioriza desempenhoequipamentos e preço equilibrado, o Creta Sport 2.0 surge como alternativa direta aos SUVs 1.0 turbo seminovos.

Oferece respostas rápidas em acelerações, espaço adequado para a família e um pacote de segurança completo para sua época.

O consumo está dentro do esperado para um motor 2.0 aspirado, e a produção curta pode ajudar a manter algum valor de revenda.

Se você busca um SUV automático abaixo de R$ 90 mil, o Creta Sport 2.0 entra na sua lista de test-drives?

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS

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