A vereadora Damires Rinarlly (PV), conhecida por sua atuação firme em defesa da educação pública e dos servidores municipais, é a responsável por solicitar a audiência pública que será realizada no dia 29 de outubro (terça-feira), às 18h30, na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete.
O debate tem como objetivo discutir a implementação da Lei Federal nº 13.935/2019, que determina a inserção de profissionais de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de educação básica.
A proposta foi apresentada por meio do requerimento nº 593/2025, de autoria da vereadora Damires Rinarlly.
Segundo Damires, a iniciativa também surgiu da necessidade de melhorar o ambiente escolar e por ouvir as demandas da própria comunidade escolar — incluindo professores, pais e estudantes — que têm relatado o aumento de situações de vulnerabilidade emocional e social nas escolas.

“A escola é um espaço de formação, mas também de acolhimento. Inserir psicólogos e assistentes sociais no ambiente escolar significa cuidar da saúde mental, prevenir situações de vulnerabilidade e apoiar tanto os alunos quanto os servidores da educação”, destacou a vereadora.
Damires, que desde o início do mandato tem cobrado melhorias na estrutura e valorização da educação pública, reforça que políticas de cuidado e suporte emocional precisam ser prioridade.
“Educação de qualidade se faz com investimento, sensibilidade e diálogo. Essa audiência é mais um passo na construção de uma escola que acolhe, protege e transforma vidas”, completou.
A audiência acontecerá no Plenário da Câmara Municipal (Rua Assis Andrade, 540 – Rosário) e será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube (@camaralafaiete). A presença de toda a população é de suma importância para cobrar que a lei seja aplicada nas escolas de Lafaiete.



