×

Fiat mata carro importante em favor de Pulse e Fastback

Legado de modelos médios da Fiat chega ao fim com a morte do Tipo. Nova geração do Fastabck deverá sucedê-lo em 2026

Ritmo, Tipo, Bravo, Brava, Stilo, Tempra e Marea: o legado de carros médios da Fiat será cerceado neste ano. A marca italiana, que já havia desistido desse segmento no Brasil, marcou para 2026 o velório da família Tipo composta por sedan, hatch e perua. Para substituir os três, está escalada a segunda geração do Fiat Fastback.

De acordo com informações obtidas pela revista Quattroroute, o Fiat Tipo deveria ter sua produção encerrada ainda neste ano. A ideia era que a última unidade do modelo médio italiano saísse da linha de produção na Turquia na virada do ano, especificamente no dia 31 de dezembro. Com isso, não haveria Tipo 2026.

Entretanto, devido ao sucesso do modelo na Turquia e a necessidade de formar um estoque mais robusto até o lançamento do novo Fiat Fastback na Europa, ele ganhou uma sobrevida. Agora, a ideia é que a produção seja encerrada em 30 de junho do ano que vem. Com isso, o Fiat Tipo e sua família ainda sobreviverão por  oito meses.

Fiat TIpo 2021 [divulgação]
Família Fiat Tipo [divulgação]

Lançados em 2015 na Europa, os modelos da família Tipo já venderam 700 mil unidades em toda a Europa, sendo até exportados para outros mercados. Um dos mais curiosos é o México, que vendeu o modelo como Dodge Neon. Com isso, o único sedan da Fiat no mundo será o Cronos e a marca não terá mais nenhum hatch médio ou perua globalmente.

Fastback e Pulse no lugar

A ideia da Fiat é que os compradores do Fiat Tipo sejam atendidos pelos novos Pulse e Fastback. Os modelos oriundos do projeto F2U e F2X, que serão também vendidos no Brasil, serão derivados diretos dos Citroën Aircross e Basalt, além de aparentados ao novo Uno / Grande Panda e que atuarão como novas gerações para Pulse e Fastback.

Flagra Fiat Fastback na Europa camuflado
Flagra Fiat Panda Fastback camuflado [Motor.Es]

A pegada familiar da perua Tipo SW será atendida pelo novo Pulse, que evoluirá para se tornar um SUV compacto de sete lugares. Já o Fastback atenderá aos compradores de Tipo e Tipo Sedan / Egea. A pegada de SUV cupê e o estilo mais esportivo justificarão esse posicionamento duplo. 

Você sentirá falta do Fiat Tipo? Conte nos comentários.

FONTE: AUTO MAIS TV

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp