A Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, manifestou profundo pesar pelo falecimento da catequista e ex-professora Maria Augusta Alves dos Reis Silveira, aos 87 anos, ocorrido na sexta-feira (31), no Hospital e Maternidade São José, em Lafaiete. Segundo informações de familiares, Maria Augusta passou mal em casa durante a semana e, apesar do atendimento médico, não resistiu e veio a falecer.
Em nota, a Basílica destacou que Maria Augusta, além de catequista, também foi membro da Legião de Maria e do Apostolado da Oração, sendo reconhecida por sua fé viva e dedicação à comunidade. “Viveu com amor sua fé e vocação cristã. Confiamos que agora ela descansou na paz do Senhor, deixando-nos o testemunho de uma vida entregue a Deus e ao próximo”, diz o comunicado oficial.
A história
Natural de Rio Espera, Maria Augusta foi professora e diretora escolar em sua terra natal, onde marcou gerações de estudantes com seu exemplo e sabedoria. Também foi artista plástica, mulher dinâmica e protagonista, profundamente envolvida com as causas culturais e religiosas da região. Católica fervorosa desde a juventude, estudou em colégio interno, e manteve ao longo da vida um intenso amor pela oração e pelas obras de caridade. Era também conhecida por abençoar e benzer as pessoas, gesto de fé e generosidade que confortava muitos que a procuravam em momentos difíceis.
Sua presença serena e espiritual deixava marcas profundas por onde passava. Por isso, sua morte comoveu profundamente Conselheiro Lafaiete, onde residia, e Rio Espera, onde é lembrada com carinho por centenas de ex-alunos e amigos que guardam suas lições e orações. O corpo de Maria Augusta foi velado no Cemitério Jardim do Éden e sepultado na manhã deste sábado (2 de novembro), em Rio Espera.
Maria Augusta foi casada por mais de 40 anos com Rafael Miranda, ex-vereador, em uma união marcada por amizade, amor e cumplicidade. Ela deixa cinco filhos, além de inúmeros familiares, netos, bisnetosm amigos e fiéis que a admiravam. Ela é sogra do ex-prefeito, ex-vice prefeito e empreendor, Marcílio Miranda. Mulher de valores firmes e alma generosa, Maria Augusta Alves dos Reis Silveira deixa um legado de fé, sabedoria e amor ao próximo, sendo lembrada não apenas como educadora, mas como um verdadeiro exemplo cristão.
Agora o céu está festa!



