A entrega de kits lanches aos pacientes que utilizam o TFD (Tratamento Fora de Domicílio) começou nesta terça-feira (11/11). A ação realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas tem como objetivo oferecer mais conforto e acolhimento aos usuários do serviço, que frequentemente enfrentam longos deslocamentos para realizar consultas, exames e procedimentos em outras cidades. O TFD atende atualmente mais de 1.900 pacientes por mês, que se deslocam para municípios como Belo Horizonte, Barbacena e Juiz de Fora e todos os pacientes e acompanhantes serão beneficiados.
O Programa Kit Lanche, de autoria do vereador Averaldo Pica-Pau, foi instituído por meio da Emenda Impositiva nº 06/2023 ao Projeto de Lei nº 81/2023, Processo Administrativo nº 3465/2025, reforçando o compromisso conjunto entre o Legislativo e o Executivo em promover uma saúde mais acolhedora e eficiente em Congonhas.

Os kits, compostos por alimentos leves, práticos e nutritivos, são entregues aos pacientes e seus respectivos acompanhantes pelos motoristas no dia da viagem. Cada kit possui suco, água, biscoito integral, queijo processado, uma fruta (maçã ou banana), guardanapo e sacola personalizada.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a medida foi pensada para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação adequada durante as viagens, especialmente em trajetos de maior duração. “Considerando que muitos pacientes do TFD viajam longas distâncias e vêm de famílias de baixa renda, o kit lanche visa garantir que todos tenham acesso a alimentação mínima durante o deslocamento, evitando que a falta de recursos impeça o tratamento. Esse gesto simples demonstra cuidado, respeito e atenção com os pacientes e os acompanhantes, fortalecendo o vínculo entre usuário e sistema de saúde”, informa Samara Moura Gonçalves, gerente do setor de TFD.
Além de reforçar o cuidado com a alimentação, a entrega dos kits faz parte das ações de humanização da saúde implementadas pela Prefeitura de Congonhas, que busca constantemente avançar e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
O setor de TFD reforça que comparecer à sua consulta e ou viagem agendada é fundamental para garantir a continuidade do seu tratamento e o bom funcionamento do sistema de saúde. Outro ponto importante e que merece atenção da população é que, quando o paciente não puder comparecer ás consultas agendadas em outra cidade, que avise com antecedência o setor, para que o TFD possa colocar outro paciente em seu lugar no veículo. Manter seu cadastro atualizado é de extrema importância, pois, o setor de TFD tem encontrado muita dificuldade atualmente para entrar em contato os pacientes sobre seu agendamento ou remarcação, o que dificulta o andamento de alguns tratamentos.
Qualquer dúvida ou atualização do cadastro, o paciente pode entrar em contato pelos telefones: (31) 3732-0558, 9 9622-6463 e 9 7502-0362.
Por Secretaria de Comunicação / Prefeitura de Congonhas



