O atual Governo Municipal conseguiu retomar obras de calçamento com piso intertravado ainda em 2025 nas comunidades do Pequeri e Campos Altos. Enquanto no primeiro, após a devida preparação da base e instalação de meio-fio, o calçamento começou nessa quinta-feira (27/11), o segundo encontra-se em fase final. A Prefeitura realiza estudos para que trechos iniciados e concluídos na gestão passada e que carecem de reparos ou serem refeitos, assim como as estradas que aguardam pela pavimentação com o piso intertravado também sejam contemplados a partir de 2026.
O calçamento no Campos Altos está praticamente pronto. Alguns trechos ainda recebem as entradas de garagem e canaletas.
No Pequeri, o calçamento começou em uma reta logo após o asfalto feito recentemente pela Prefeitura, porque, em período de fortes chuvas, em área mais plana, o risco de danos ao calçamento é menor. Pelo mesmo motivo, o trecho a seguir no sentido Fazenda Castanheira que apresenta declive ficará para um período menos chuvoso.
O engenheiro civil da Secretaria de Obras e responsável pela fiscalização do serviço, Magno Braz, explica qual é o processo adequado de execução da obra. “Começamos pela regularização do terreno com a motoniveladora, fazemos a compactação com o rolo compactador, espalhamos o material para base e realizamos nova compactação. Em seguida, são instalados os meio-fios, espalhamos uma camada de areia e se inicia a colocação do piso intertravado”.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas

![OC011025E-Banner-digital-estático-[Portal]-vLogo-970x120-px](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/OC011025E-Banner-digital-estatico-Portal-vLogo-970x120-px.png)





