Os sinos da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas voltaram a repicar, no último domingo (07), na torre do suntuoso templo religioso na Praça Senador Ribeiro, em Entre Rios de Minas. Após um longo período de restauração e expectativa dos fiéis, eles foram abençoados e ungidos em cele-bração solene pelo pároco Ildeu da Cruz Sílvio, recebendo os nomes de “Sanctissimum”, “Franciscus” e “Mater Dei”. Foram convidados para o momento as autoridades municipais, os representantes dos movimentos da Igreja, o grupo Guardiões e os apoiadores na restauração dos sinos.
“Hoje é um dia emque a memória encontra a esperança. Celebramos não apenas o retorno de trêssinos à torre da nossa querida Matriz de Nossa Se-nhora das Brotas; celebramos oretorno de três vozes que, por muitos anos, marcaram a fé, a vida e a históriadeste povo entrerriano. Três mensageirosque, do alto da torre, tocarão não apenas nossos ouvidos, mas também nossoscorações”, destacou o Padre Ildeu durante sua homilia.
O pároco também reforçou a importância do ressoar dos sinos para a vida da comunidade, enaltecendo os aspectos da fé, da vida da I-greja e da união de esforços para que eles pudessem chegar novamente à torre da Matriz. Todos os três sinos foram abençoados e ungidos com óleos, os quais agora receberam também novos contrapesos, os quais contém parte das madeiras restauradas dos antigos.






Os nomes de cada sino
Dos nomes atribuídos, registrou-se “Sanctissimum”, Santíssimo, ao sino maior. “Lembramos que Deus habita no meio de nós e seu toque convida a todos à adoração, transformando o tempo comum em tempo santo”, esclareceu o Padre.
O segundo sino foi batizado de “Franciscus”, em memória ao “Pobrezinho de Assis”. “Quando ele ressoar, será um eco de simplicidade, paz e fraternidade. Seu som será um pedido de mansidão para os violentos, pão para os famintos, consolo para os aflitos. Que nos ensine, como Francisco, a ser instrumentos de paz.”
Já o terceiro recebeu o nome de “Mater Dei”, a Mãe de Deus, em homenagem à Padroeira da cidade, Nossa Senhora das Brotas. “Em cada toque, será como ouvir o coração de Maria chamando seus filhos, anunciando festas, embalando procissões, abençoará o nascer e o pôr do sol em Entre Rios de Minas. Que cada toque nos lembre que temos mãe, que somos protegidos, acompa-nhados, sustentados”, refletiu.






Após a celebração, os três sinos foram conduzidos à entrada da igreja, de onde foram alçados por caminhão munck até a torre. Os fiéis acompa-nharam toda a movimentação no adro da Igreja. Após o término dos serviços de encaixe, os sinos repicaram, pela primeira vez, durante a hora do Angelus do domingo, trazendo memórias ao povo entrerriano com seu som.
A restauração dos sinos foi executada em uma parceria da Paróquia de Nossa Senhora das Brotas, com recursos do Edital de Valorização do Patrimônio Cultural, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Cultural (CODEC), vinculado à Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas. Também contou com o apoio da comunidade, além da ação apoiadora de empresas, fiéis e grupos como o Guardiões que atuaram nos aspectos logísticos. A restauração dos sinos foi executada pela empresa Manoel dos Sinos, no Rio de Janeiro, e os contrapesos pela empresa Samuel Viegas.




















