Devido à matéria publicada no Jornal Correio de Minas no dia 11/12/25, com ampla repercussão e sensibilização da opinião pública, uma cadela de rua gravemente doente foi resgatada na rua Telésforo Cândido Rezende, no bairro Pinheiros, em Cristiano Otoni, graças à mobilização de voluntários da comunidade. A Operação “Sarninha” de Resgate Animal foi conduzida pelo médico veterinário Vítor Souza, de Carandaí/MG, com o apoio de voluntários, no dia 15/12/25, após 4 dias de preparativos, sem qualquer participação do Poder Público ou autoridades políticas. Conhecedora dessa situação de abandono e doença, a Prefeitura Municipal de Cristiano Otoni não teve a iniciativa nem a competência de agir, mesmo sendo uma obrigação do Poder Público no Controle de Zoonoses.



“Sarninha”, rebatizada de Frida, é uma cadela de rua abandonada há muitos anos, idosa, vítima de maus-tratos por queimadura, mãe e avó de outros cães de rua que se reproduzem descontroladamente, igualmente negligenciados pelo Poder Público. Embora conhecida de longa data pela Vigilância Sanitária Municipal e Secretaria Municipal de Saúde, nunca foi castrada e, ao que consta, também não recebeu vacinação antirrábica, segundo os moradores locais.
A condição de saúde de “Sarninha” ou Frida é muito crítica. Os esforços são para conseguir salvá-la e que possa ter uma sobrevida digna, devidamente acolhida num lar adotivo. As despesas com o resgate, cuidados veterinários, internação, exames e medicação serão custeadas através de uma “vakinha” solidária, por iniciativa da própria comunidade.
- Colaboração -Fernando Nogueira -Educador Social






