O Corpo de Bombeiros Militar de Barbacena atendeu, no final da tarde desta segunda-feira (22 de dezembro de 2025), por volta das 17h52, uma ocorrência de incêndio em ônibus urbano no cruzamento da Avenida Jaime do Rego de Macedo com a Rua Rio de Janeiro, no bairro Ibiapaba, próximo ao Hospital Ibiapaba, em Barbacena. No local, os militares constataram que se tratava de um ônibus urbano da empresa Cidade das Rosas, modelo VW/MPolo Torino, ano 2011/2012, cor branca, placa HLY-9683, do município de Barbacena.
Após uma avaliação completa da cena (análise 360°), a guarnição de Bombeiros, devidamente equipada com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), iniciou o combate ao incêndio veicular. Foi montado um estabelecimento com três linhas de ataque, sendo duas em ataque envolvente e uma em ataque direto às chamas. Foram utilizados aproximadamente 3 mil litros de água para o combate ao fogo e realização do rescaldo. As chamas destruíram completamente o interior e o teto do ônibus.
Segundo relato do garagista da empresa, Lucas Pires dos Santos, o veículo apresentou problemas durante a operação, sendo necessária a sua substituição por outro ônibus. Enquanto o veículo era conduzido para a garagem da empresa, ao passar pelo cruzamento citado, o incêndio teve início na parte frontal do ônibus e se espalhou rapidamente.
Apesar da gravidade da ocorrência, não houve vítimas. No momento do incêndio, não havia passageiros no ônibus, apenas o motorista, que conseguiu sair do veículo antes de ser atingido pelas chamas. Foram registrados apenas danos materiais, e nenhum outro veículo foi atingido.O trânsito na região ficou totalmente interditado até às 20h40, sendo liberado somente após a retirada do ônibus sinistrado e a limpeza da via pública, eliminando riscos de derrapagem e novos acidentes.
A ocorrência contou com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (viatura 35318), com o Tenente PM Araújo e o Sargento PM Evandro, da Guarda Municipal de Barbacena (agentes Júlio César, Garcia e Ferreira), da SETRAM (agente Sebastião) e do Caminhão-Pipa do SAS – Serviço de Água e Saneamento de Barbacena. Atuaram diretamente na ocorrência os Bombeiros Militares Tenente Lombello, Sargentos Siqueira, Hilton Ângelo e Clévis, além dos Soldados Sávio, Fortunato, Anacleto e Hargreaves.







