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5 carros que mais desvalorizaram no Brasil em 2025: elétrico perde R$ 76 mil em 12 meses e modelo popular assusta com queda de quase 23%

Desvalorização acelerada atinge carros populares, picapes e elétricos em 2025, segundo dados da Tabela Fipe, com perdas expressivas em apenas 12 meses que acendem alerta para quem planeja comprar pensando na revenda e no comportamento do mercado de usados. A desvalorização segue como um dos principais fatores de preocupação para quem compra um carro no Brasil, especialmente em um cenário de preços elevados e mercado instável.

Em 2025, dados recentes da Tabela Fipe indicam que modelos bastante conhecidos, incluindo elétricos e veículos populares, registraram quedas expressivas de valor em apenas 12 meses, acendendo um alerta para consumidores atentos à revenda. Levantamento do Auto+ analisou cinco carros com preço de até R$ 300 mil que mais perderam valor no último ano.

O cálculo considera quanto esses veículos custavam quando zero-quilômetro em 2024 e o valor médio atual apontado pela Fipe em dezembro. O resultado mostra perdas que chegam a mais de um quarto do preço original, refletindo mudanças no mercado de novos e usados, além do impacto do avanço dos modelos eletrificados.

Entre os fatores que explicam essas quedas estão o desaquecimento das vendas de carros zero, a maior oferta de versões atualizadas, reajustes frequentes de preço pelas montadoras e, em alguns casos, a dificuldade de determinados modelos manterem demanda constante no mercado de usados.

A presença de veículos elétricos entre os mais desvalorizados chama atenção. Apesar do apelo tecnológico e do desempenho elevado, esses modelos ainda enfrentam resistência de parte do consumidor brasileiro, seja pela infraestrutura de recarga, seja pela rápida evolução tecnológica que torna versões recentes mais atraentes e pressiona os preços dos usados.

No caso das picapes e sedãs populares, a explicação passa pela forte concorrência, pela chegada de novas gerações e por promoções agressivas no mercado de novos, que acabam puxando os valores de revenda para baixo.

Ford Ranger XL tem queda relevante no valor de revenda

Veja quais carros mais desvalorizaram no Brasil em 2025, segundo a Tabela Fipe, com perdas que chegam a mais de R$ 75 mil em apenas um ano.
Veja quais carros mais desvalorizaram no Brasil em 2025, segundo a Tabela Fipe, com perdas que chegam a mais de R$ 75 mil em apenas um ano.

Ford Ranger XL, versão de entrada da picape média da marca, aparece entre os destaques negativos do levantamento. Voltada principalmente para o trabalho, mas equipada com cabine dupla, ela tinha preço sugerido de R$ 246.990 quando zero-quilômetro em 2024. Atualmente, o valor médio na Tabela Fipe é de R$ 208.399. A diferença representa uma desvalorização aproximada de 15,6% em 12 meses, ou pouco mais de R$ 38 mil.

Mesmo sendo um modelo tradicional no mercado brasileiro, a Ranger XL sentiu o impacto da concorrência acirrada no segmento e da chegada de versões mais atualizadas da própria linha. Além disso, promoções frequentes e condições especiais oferecidas no mercado de novos contribuíram para pressionar o preço dos seminovos, reduzindo o valor de revenda em um intervalo relativamente curto.

Chevrolet Onix Plus LT surpreende entre os carros populares

Veja quais carros mais desvalorizaram no Brasil em 2025, segundo a Tabela Fipe, com perdas que chegam a mais de R$ 75 mil em apenas um ano.
Veja quais carros mais desvalorizaram no Brasil em 2025, segundo a Tabela Fipe, com perdas que chegam a mais de R$ 75 mil em apenas um ano.

Entre os carros populares, o Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo chamou atenção pela intensidade da desvalorização. Historicamente um dos sedãs mais vendidos do país, o modelo sempre teve reputação de bom custo-benefício, o que tornava sua revenda um ponto positivo para muitos compradores. Em 2024, a versão LT 1.0 Turbo era vendida por R$ 119.190.

Segundo a Tabela Fipe atual, o valor médio caiu para R$ 91.982. Isso representa uma perda de cerca de 22,8% em apenas um ano, percentual elevado para um carro considerado popular. O cenário reflete, em parte, a forte concorrência no segmento de sedãs compactos e a mudança de preferência do consumidor, que passou a buscar mais SUVs compactos.

Além disso, reajustes de preço e atualizações na linha Onix acabaram impactando diretamente a percepção de valor das versões anteriores.

BYD Seal lidera perdas financeiras entre os elétricos

Veja quais carros mais desvalorizaram no Brasil em 2025, segundo a Tabela Fipe, com perdas que chegam a mais de R$ 75 mil em apenas um ano.
Veja quais carros mais desvalorizaram no Brasil em 2025, segundo a Tabela Fipe, com perdas que chegam a mais de R$ 75 mil em apenas um ano.

BYD Seal é um dos casos mais emblemáticos da lista. Lançado no Brasil com forte apelo esportivo, o sedã elétrico se destacou pelo conjunto de alto desempenho, com 531 cv de potência e 60,2 kgfm de torque, além de design e tecnologia avançados. Mesmo assim, a desvalorização foi significativa. Em 2024, o modelo custava R$ 299.800 quando zero-quilômetro.

Atualmente, a Fipe aponta valor médio de R$ 224.249. Isso representa uma queda de 25,2% em 12 meses, ou mais de R$ 75 mil. O resultado reforça uma tendência observada no segmento elétrico. A rápida evolução tecnológica e a política agressiva de preços adotada por algumas marcas acabam impactando diretamente o valor de revenda. Para quem comprou o modelo pensando em trocar de carro em pouco tempo, a perda financeira foi expressiva.

JAC E-JS1 também registra forte desvalorização

Veja quais carros mais desvalorizaram no Brasil em 2025, segundo a Tabela Fipe, com perdas que chegam a mais de R$ 75 mil em apenas um ano.
Veja quais carros mais desvalorizaram no Brasil em 2025, segundo a Tabela Fipe, com perdas que chegam a mais de R$ 75 mil em apenas um ano.

Outro elétrico que figura entre os mais desvalorizados é o JAC E-JS1.

O compacto urbano tinha preço de R$ 132.900 em 2024, considerando o modelo 2025.

Hoje, a Tabela Fipe indica valor médio de R$ 101.049.

A diferença corresponde a uma desvalorização aproximada de 23,9% em apenas um ano.

Embora o E-JS1 seja um dos elétricos mais acessíveis do mercado brasileiro, ele enfrenta desafios semelhantes aos de outros modelos do segmento.

Concorrência crescente e atualizações frequentes de preço e equipamentos influenciam diretamente o comportamento do mercado de usados.

Além disso, o mercado de revenda para elétricos compactos ainda é restrito, o que limita a demanda e pressiona os valores para baixo.

Renault Megane E-Tech lidera ranking de desvalorização em 2025

Veja quais carros mais desvalorizaram no Brasil em 2025, segundo a Tabela Fipe, com perdas que chegam a mais de R$ 75 mil em apenas um ano.
Veja quais carros mais desvalorizaram no Brasil em 2025, segundo a Tabela Fipe, com perdas que chegam a mais de R$ 75 mil em apenas um ano.

O modelo que mais perdeu valor no período analisado foi o Renault Megane E-Tech.

Apresentado como um dos elétricos mais modernos da categoria, o hatch médio chegou ao Brasil com forte discurso tecnológico e proposta premium.

Em 2024, o preço cheio do modelo era de R$ 292.690, sem descontos.

Atualmente, a Tabela Fipe aponta valor médio de R$ 215.785.

A queda chega a 26,3% em 12 meses, a maior entre os cinco carros analisados.

A desvalorização reforça o desafio enfrentado por elétricos de maior valor no Brasil.

Mesmo com bom pacote de tecnologia e desempenho adequado, o ritmo de vendas e a concorrência com modelos mais novos e, em alguns casos, mais baratos, influenciam diretamente o preço no mercado de usados.

Com perdas tão expressivas em apenas um ano, esses números reforçam a importância de avaliar não apenas o preço de compra, mas também o comportamento do veículo no mercado ao longo do tempo.

Em um cenário de transformações rápidas, especialmente com a eletrificação ganhando espaço, o quanto o carro vai valer no futuro pode pesar tanto quanto consumo, desempenho ou equipamentos.

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