O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Conselheiro Lafaiete (COMPHAP) divulgou, neste sábado (3), uma nota de repúdio após novas tentativas de invasão à sede da Corporação Musical Santa Matilde, localizada no bairro Santa Matilde. De acordo com o Conselho, esta foi a quarta tentativa de furto registrada em um curto espaço de tempo. A ação criminosa mais recente não foi concretizada graças ao reforço na segurança do local, especialmente nas portas de acesso.
Na nota, o COMPHAP destacou a relevância cultural da corporação musical, lembrando que, em novembro de 2025, o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), reconheceu os Saberes e Formas de Expressão das Bandas de Música de Minas Gerais como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O reconhecimento se estende a mais de 700 bandas em atividade em todo o território mineiro.
O Conselho municipal manifestou solidariedade aos músicos e dirigentes da Corporação Musical Santa Matilde, ressaltando a contribuição histórica da entidade para a formação cultural de Conselheiro Lafaiete. Além disso, solicitou que as autoridades competentes adotem medidas efetivas para garantir a segurança do espaço e a preservação da memória musical e cultural do município.





