A Prefeitura de Congonhas iniciou um diálogo institucional inédito com o Governo da França, marcando a ampliação de parcerias internacionais e o fortalecimento da cooperação entre os dois governos. A iniciativa demonstra o protagonismo do município na busca por colaborações estratégicas voltadas ao desenvolvimento local.
O primeiro encontro aconteceu na quarta-feira, 14 de janeiro, no escritório da Embaixada da França no Brasil, em Belo Horizonte, com o objetivo de apresentar projetos e ações do município e abrir caminhos para futuras parcerias. Durante a reunião, foram apresentados programas nas áreas de meio ambiente e mudanças climáticas, educação, saúde, assistência social, cultura, ciência, tecnologia e inovação.
Representando o Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Belo Horizonte, Patrick Lanusse destacou o interesse francês em ampliar parcerias com cidades históricas de Minas Gerais. Na ocasião, ele presenteou a Biblioteca Municipal de Congonhas com uma obra de Auguste de Saint-Hilaire, naturalista francês que esteve no município no século XIX.
“Já temos parcerias com cidades como Ouro Preto e Tiradentes. Agora, surge a possibilidade de Congonhas, o que nos enche os olhos. A ideia é construir soluções em conjunto, a partir do diálogo”, afirmou Patrick.

Com cerca de 55 mil habitantes, Congonhas é reconhecida internacionalmente por seu patrimônio cultural, especialmente o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O município também vem investindo na diversificação econômica, fortalecendo áreas como turismo, cultura, educação, ciência e inovação.
“Nossa economia sempre esteve muito ligada à mineração, mas estamos trabalhando para diversificar as atividades, criando alternativas para fortalecer o turismo e as relações com outros países. Congonhas vem se consolidando como Capital Mineira da Fé, com forte turismo religioso e grandes eventos culturais”, ressaltou a diretora de Relações Institucionais Kênia Guimarães, porém devemos continuar buscando cada vez mais nos destacar de uma maneira diferenciada ampliando o leque de oportunidades que também possam trazer um desenvolvimento econômico para população.
Além da França, a Prefeitura de Congonhas pretende ampliar o diálogo com outros países. Estão previstas reuniões com representantes dos consulados da Bélgica, Alemanha, Angola e Suíça, com foco em parcerias estratégicas e cooperação internacional, sempre pautadas na transparência, no bom uso dos recursos públicos e no desenvolvimento do município.
Por Prefeitura de Congonhas/Secretaria de Comunicação



