Uma notícia confirmada pelo Detran vai atingir diretamente aos condutores idosos. De acordo com o órgão, motoristas brasileiros com 70 anos ou mais não terão direito à renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), até mesmo se estiverem classificados como bons condutores no trânsito.
Seguindo as diretrizes da MP nº 1.327/2025, os motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses podem renovar a CNH de forma automática e gratuita, mas essa regra não se aplica aos idosos. Quem tem menos de 70 anos sequer precisa se deslocar até uma agência do Detran, evitando ainda o pagamento das taxas e a realização dos exames médicos.

Por outro lado, os idosos continuam sendo obrigados a realizar a avaliação periódica da aptidão física e mental a cada três anos. De acordo com o Governo Federal, essa exceção na regra se deve ao fato de pessoas com mais de 70 anos precisarem de avaliações regulares para garantir a segurança no trânsito.
Detran explica nova regra para quem possui CNH
O motorista que quiser ter acesso ao direito da renovação automática da CNH precisa estar inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), não ter somado pontos nem cometido infrações nos 12 meses anteriores ao vencimento da carteira e escolher previamente entre a versão física ou digital da carteira. Dessa forma, o sistema já faz a renovação de forma automática.
Em seguida, a carteira é renovada seguindo alguns critérios. Motoristas com menos de 50 anos renovam por dez anos, enquanto condutores entre 50 e 70 anos renovam por cinco anos. Já quem tem 70 anos ou mais renova por três anos, mas com a necessidade de passar pelos exames médicos. Agora, há o aplicativo da CNH no Brasil que facilita o acesso às informações e aos serviços no âmbito digital.
FONTE: CORREIO DO ESTADO



