×

Atropelamentos de animais silvestres acendem alerta na MG-383, em Congonhas

Na manhã desta sexta-feira (30), por volta das 07h30, um felino silvestre (possivelmente um gato-selvagem) foi encontrado morto na MG-383, na entrada do distrito de Alto Maranhão. O animal, que estava sobre o asfalto, foi movido para o acostamento po um motorista que passava pelo local a caminho do trabalho. O incidente não é um caso isolado. Segundo relatos de quem trafega diariamente pelo trecho, a presença de animais mortos na pista tem se tornado comum. Espécies como capivaras e tatus são frequentemente vítimas de atropelamentos naquela região.

Causas e Consequências

Moradores locais acreditam que o avanço do desmatamento e a consequente escassez de alimentos em seus habitats naturais estejam empurrando a fauna silvestre para mais perto da rodovia. Sem corredores ecológicos seguros, os animais acabam tentando atravessar a pista, resultando em tragédias ambientais e riscos para os motoristas.

O que diz a lei

Atropelar animais silvestres e não prestar socorro ou não comunicar as autoridades pode acarretar complicações legais. Especialistas recomendam que, ao avistar animais na pista ou encontrar espécimes feridos/mortos, o motorista entre em contato com:

  • Polícia Militar Ambiental
  • Corpo de Bombeiros (193)
  • Órgão responsável pela manutenção da via (DER-MG)

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp