A data, conhecida como Dia C, foi celebrada, neste ano, no dia 29 de agosto.
O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com presença em todo o território nacional, desenvolveu diversas ações de voluntariado no último dia 29, data que marcou o Dia de Cooperar (Dia C). Em 2026, o movimento nacional ocorreu no último sábado de agosto, consolidando a mudança implementada em 2025, quando passou a ser celebrado em referência ao Dia Nacional do Voluntariado. “Mais do que uma data comemorativa, o Dia C representa um movimento permanente de solidariedade, cooperação e responsabilidade social, pois mobiliza as cooperativas brasileiras, que têm, em sua essência, o esforço coletivo em prol da transformação positiva das comunidades onde atuam. A iniciativa reforça os valores e princípios do cooperativismo, demonstrando na prática que o movimento vai além dos resultados econômicos. Seu verdadeiro propósito está no impacto social, na inclusão e no desenvolvimento sustentável de pessoas e comunidades,” destaca o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
As iniciativas que ocorrem em todas as regiões do País mobilizam milhares de voluntários todos os anos. Em 2025, conforme balanço do Sistema OCB, quase 4 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas ações, desenvolvidas por mais de mil cooperativas em mais de 2,2 mil municípios. No total, foram 8,2 mil atividades voluntárias, mobilizando mais de 170 mil voluntários.
Atuação local
Na Sicredi Integração RS/MG, os colaboradores abraçaram essa causa de forma voluntária e, desde julho, se dedicam a fazer a diferença nas localidades onde a cooperativa está presente. Foram ações que levaram cuidado, conhecimento e solidariedade para centenas de pessoas, como atividades de recreação com crianças; visitas educativas; distribuição de mudas; revitalização de espaços comunitários; arrecadação de alimentos, produtos de higiene e materiais didáticos; além da doação de livros para uma biblioteca comunitária. Ao todo, são 27 ações, com envolvimento de 27 agências, sede administrativa e Comitê Mulher, das quais 21 já foram concluídas e seis ocorrerão na primeira quinzena de setembro.
Segundo o diretor Executivo Fabrício Closs, o Dia C é um momento de mobilizar colaboradores, associados, entidades e comunidades em inúmeras iniciativas que levam inclusão, educação, cuidado e oportunidades para diferentes pessoas com o objetivo de transformar realidades. Para ele, é uma forma de solidificar na prática o princípio do cooperativismo de “interesse pela comunidade”, quando, além de falar sobre cooperação, as pessoas se unem para doar tempo, recursos e conhecimento em prol do trabalho voluntário. “A essência do cooperativismo é essa: crescer junto, cuidar da comunidade e construir prosperidade a muitas mãos”, avalia o dirigente.





