×

Campanha da Fraternidade 2026: “Fraternidade e Moradia”


Pelas ruas, praças e periferias de muitas cidades, nota-se a vulnerabilidade de pessoas em situação de rua ou em uma moradia precária, sem as mínimas condições de um ser humano viver com dignidade.Pensando nesse contexto e atendendo ao pedido da Pastoral da Moradia e favela, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18 de fevereiro,

Pensando nesse contexto e atendendo ao pedido da Pastoral da Moradia e favela, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18 de fevereiro, às 10h, nas redes sociais e nas TVs católicas, a Campanha da Fraternidade 2026 (CF).

Para este ano, a campanha tem o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema Bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo,1-14). A iniciativa tem como objetivo despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como forma concreta da fé cristã.

Segundo o Assessor do Setor de Campanhas da CNBB, Pe. Jean Poul Hansen, “Deus veio morar entre nós, e isso fundamenta a dimensão social da nossa fé. A Campanha da Fraternidade nos convida a construir aqui, entre nós, sinais do Reino de Deus, promovendo dignidade, especialmente nas realidades onde ela é negada”, afirmou o Assessor ao portal da CNBB.

Assessor do Setor de Campanhas da CNBB, Pe. Jean Poul Hansen.

A CF também visa estimular comunidades, poder público e sociedade civil a buscar soluções concretas para enfrentar o déficit habitacional e fortalecer políticas públicas de habitação. Para o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. José Geraldo de Oliveira, “essa campanha é uma oportunidade de conhecer a realidade da moradia em nossa Arquidiocese, que muitos ainda desconhecem: grande parte das residências concentrada nas mãos de alguns poucos, falta de moradia, moradias precárias, moradores de rua… Como a Dimensão Sociotransformadora é parte integrante da Evangelização, é compromisso nosso, enquanto cristãos, favorecer este direito fundamental e cobrar políticas públicas para que todas as famílias tenham moradia digna”.

Assim, a CF convida as comunidades cristã do Brasil para uma reflexão profunda sobre o direito à moradia digna, ao respeito aos direitos humanos e a população que vive em situação de rua.Embora seja um direito constitucional, segundo os dados de 2022 da Fundação João Pinheiro (FJP), o país tem um déficit habitacional de 6 milhões, além de 26 milhões de casas que faltam serviços básicos como água encanada e saneamento básico.

Por isso, somos chamados a conversão social, principalmente, durante o tempo da Quaresma, tempo propício para um caminho de conversão, solidariedade e compromisso social.

Para tanto, o Gesto Concreto da CF deste ano ocorrerá dia 29 de março em todas as paróquias da Arquidiocese de Mariana e os recursos serão destinados a projetos sociais que promovam o direito a habitação digna e fortaleçam a fraternidade na prática.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp