30 de abril de 2024 08:30

ABSURDO! Com média de 205 casos/dia de Covid, universidade promove festa para recepcionar alunos e professores

O Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – Uniptan, do grupo Afya, considerado o maior grupo educacional de educação em saúde e healthtechs do Brasil, causou indignação na população de São João del-Rei, na noite dessa quarta-feira (02), ao promover festa para recepcionar os alunos, professores e funcionários para o ano letivo de 2022.

O município de São João del-Rei passa por um surto de Covid desde o início de janeiro batendo recordes diários de novos casos e, infelizmente, mais mortes em decorrência da variante Ômicron. Somente nas últimas 24 horas, o município registrou mais 237 casos de Covid-19. As casas de saúde estão em estado de atenção com 36 pessoas hospitalizadas em alas direcionadas à Covid.

Pelas redes sociais, grande parte dos são-joanenses desaprovou a iniciativa do Uniptan. Centenas de pessoas se posicionaram pelas redes sociais contra o evento organizado pelo Centro Universitário e que, segundo os comentários publicados, “não é o momento para festas e aglomerações, especialmente promovido por uma faculdade”, relatou uma leitora.

Outro internauta chamou a atenção para os 253 são-joanenses mortos pelo coronavírus – sem contar os óbitos de cidades vizinhas. “Falta de respeito pelas 253 pessoas que morreram na cidade e que ainda continuam morrendo”, relatou outro leitor.

Já uma leitora também ressaltou a falta de respeito com os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. “Que falta de respeito e empatia em relação aos médicos, enfermeiros e profissionais de saúde que estão trabalhando para salvar a população. UPA e casas de saúde lotadas”, disse a leitora

Também há um grupo de pessoas que defendem a iniciativa com o discurso de que “precisamos voltar a vida normal”. Porém, vale ressaltar que a pandemia ainda não acabou e que muitas pessoas estão sendo infectadas, tendo sequelas em decorrência da Covid e o vírus ainda mata.

Procurados por nossa reportagem, o Uniptan ainda não retornou nossa ligação. Contudo, pelo Instagram do próprio Centro Universitário, nesta quinta-feira (03), uma representante da instituição postou um vídeo nos stories justificando que seguiu todos os protocolos e que respeita rigorosamente o que é recomendado pelas organizações de saúde. “Ontem, demos início ao período letivo de 2022 nesta parte externa e recebemos nossos alunos, professores e colaboradores aonde foram seguidos todos os protocolos: todo mundo usando máscara, álcool gel, teve aferição de temperatura”, disse.

Segundo a representante, “podem ficar tranquilos que o Uniptan está respeitando rigorosamente tudo aquilo que é recomendado pelas organizações de saúde”. E finalizou que “vamos investir em nosso futuro e vamos estudar. Investir em conhecimento é a melhor coisa que a gente pode fazer”, conclui.

Neta quarta-feira, segundo o novo boletim do NEPE/UFSJ, a cidade de São João del-Rei continua apresentando tendência de aceleração, pela 5ª semana consecutiva, no ritmo de contágio, cuja atual média móvel de novos casos na cidade é de 205,1 casos/dia, o que representa um aumento de 99%, em relação à média de 14 dias atrás, quando era de 103,3 casos/dia.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade