As chuvas fortes registradas nos últimos dias no período da tarde, em diversas cidades da região do Campo das Vertentes, têm provocado estragos especialmente no município de São João del-Rei (MG).
Nesta quinta-feira (24), por volta das 16h30, uma tempestade com rajadas de vento e granizo destelhou casas e estabelecimentos comerciais, alagou ruas, derrubou diversas árvores e deixou bairros sem energia elétrica por diversas horas. Já próximo ao município de Ritápolis um grave acidente envolvendo dois caminhões foi registrado em decorrência das chuvas na BR-494.
Segundo a Defesa Civil de São João del-Rei, houve quedas de árvores em diversos pontos da cidade. Uma delas caiu sobre a Escola Estadual Inácio Passos, no bairro Bonfim, causando danos na estrutura. Felizmente, não houve vítimas.
Também foi relatada queda de árvore próximo a entrada do Condomínio Colinas Del Rey (altura do conhecido Kalahari), tendo o trânsito interditado nos dois sentidos da via. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Cemig trabalham para a retirada da mesma e já realizaram a liberação da avenida. Foi registrado outra queda de árvore no Parque Real e em frente ao posto de saúde do bairro Matosinhos.
Além das quedas de árvores e danos materiais em imóveis residenciais e comerciais, o Corpo de Bombeiros foi acionado devido a um grave acidente na BR-494, próximo ao município de Ritápolis. O motorista de um caminhão foi socorrido e levado para a Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei em estado grave.
Segundo a Defesa Civil, tanto o Corpo de Bombeiros quanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente continuarão os trabalhos de limpeza e providências na manhã de sexta-feira.
Vale ressaltar que o órgão emitiu um alerta no início da semana para risco de desastres em decorrência das chuvas que atingem a região, no período da tarde e à noite, até o dia 28 de fevereiro.
As chuvas fortes registradas geralmente à tarde e início da noite, nos último dias em São João del-Rei, são formadas em função da combinação do calor e da umidade. Segundo a Climatempo, com as temperaturas elevadas, as nuvens de tempestade têm mais facilidade em se formar e por isso ocorrem os temporais. Assim a cada dia, a força da água acompanhada de vento e granizo, provocam estragos em cidades da região.