Uma obra de grande alcance social, iniciada em 2012 e somente inaugurada em 2018, ainda na atual gestão do Prefeito Mário Marcus (União Brasil), começa aos poucos ser destamantelada. Nossa reportagem esteve agora há pouco, a convite de moradores, na Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, localizado no Bairro Rochedo, em Conselheiro Lafaiete (MG). Inaugurado com toda pompa, o que se vê no local é um espaço abandonado e de uma revitalização urgente como também a retomada de diversos projetos na área educacional, cultural, inclusão ditgintal e até mesmo de geração de emprego e renda.
Os moradores tentaram impedir a saída de um caminhão com a retirada de móveis da sala de informática. Revoltados com a falta de diálogo com a comunidade, eles protestaram contra a situação. “Aqui funciona e se delibera através de um conselho, formado pela comunidade, o poder público. Agora querem retirar estes materiais sem uma consulta ou mesmo uma discussão”, comentaram os moradores. No Brasil, existem menos de 160 CEU e Lafaiete está seleto grupo em Minas de apenas 21 cidades beneficiadas pelo investimento do governo federal com a manutenção da prefeitura e também da população.
No período da pandemia, as atividades foram suspensas e há cerca de quase um ano o conselho gestor retomou as atividades e o planejamento para ampliar as ações desenvolvidas no CEU. “O que aqui é da comunidade”, disseram os moradores.
Histórico da Praça CEU
As Praças CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
Para a implantação da Praça CEU Oromar Salomé, foram fornecidos pelo Ministério da Cultura os projetos arquitetônicos de referência, desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial, tendo sido escolhido como modelo para Conselheiro Lafaiete a praça com dimensão de 3000 m2, que conta com biblioteca, cineteatro para 60 lugares, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate, quadra esportiva coberta, playground e pista de caminhada.
São 12 os bairros diretamente beneficiados pela Praça CEU: Bela Vista, Jardim das Flores, Jardim do Sol, Moinhos, Progresso, Real de Queluz, Rochedo, Santa Clara, Santa Maria, São José, União e Vila Rica.
A gestão dos CEUs acontece através de um Grupo Gestor Tripartite, com representantes do poder público, da sociedade civil organizada e da comunidade, que possuindo regimento e estatuto próprios compartilha ideias para execução de projetos e solução de problemas.