O grupo político do ex-prefeito de Carnaíba (MG), Marcos Bellavinha, Presidente do Partido Cidadania, venceu, nesta quinta-feira (26/05/2022), disputa na Justiça Eleitoral contra o atual prefeito, Fabinho.
O Partido dos Trabalhadores – PT, que formou coligação majoritária com o Partido MDB do Prefeito Fabinho, ajuizou Ação de Investigação Judicial Eleitoral- AIJE – na Comarca de Carandaí (MG) em desfavor de todos os candidatos a vereadores do Partido Cidadania de Caranaiba, alegando fraude na composição da cota de gênero, em virtude da votação zerada obtida por uma candidata do Partido no pleito eleitoral de 2020.
Em decorrência disso, o Presidente do PT, candidato Izaías Aparecido Coelho, buscava na Justiça Eleitoral a cassação de toda chapa de candidatos do Partido Cidadania e a exclusão do Partido da disputa eleitoral de 2020.
A Juíza Eleitoral da Comarca de Carandaí, Marié Verceses da Silva Maia, no entanto, julgou improcedente todos os pedidos formulados pelo Partido dos Trabalhadores de Caranaiba, ao argumento de que “O parâmetro de número de votos, muitas vezes levantado como prova de candidatura fictícia, deve ser tomado com cautela e avaliado em conjunto com os demais elementos probatórios. Até mesmo a ausência de votos não constitui, de per si, fundamento suficiente para desnaturar a higidez de determinada candidatura”.
O advogado do Partido Cidadania, Dr. Hugo Leonardo Gomes Silveira, ressaltou a correta interpretação dos fatos pela Magistrada e que a decisão da Justiça Eleitoral mantém intacta a vontade popular externada nas eleições de 2020.
Essa decisão eleitoral agita o cenário eleitoral na pequena cidade de Carnaíba e mostra força do grupo político do ex-prefeito Marcos Bellavinha para as próximas eleições municipais, uma vez que confirma a ampla maioria formada pelo ex-prefeito na Câmara de Vereadores de Carnaíba com 6(seis) cadeiras, frente ao atual Prefeito Fabinho, que possui apenas 3 cadeiras.
Leia decisão: