Com muita alegria e emoção que foi realizada a reabertura da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, pertencente à Paróquia São José Operário, em Congonhas (MG). Após 14 anos fechado, o espaço celebrativo voltou a receber os fiéis em uma linda celebração conduzida pelo Pároco, Padre Eduardo Bastos de Souza.
Segundo o Coordenador da Comunidade, José Isaías, o tríduo, que antecedeu à abertura, foi também muito especial. No primeiro dia houve a introdução das imagens ao interior da Igreja; já no segundo os objetos litúrgicos e no último dia aconteceu a entrada dos paramentos litúrgicos, iniciando com a pedra D’ara, usada antigamente para fazer as celebrações.
“Fechando com chave de ouro, o momento crucial foi a abertura para a realização dos sacramentos e celebrações. A Igreja já estava aberta para visitação, mas não para receber os Sacramentos do Matrimônio e da Eucaristia e, agora, está aberta para os fiéis”, lembrou.
Ainda de acordo com ele, foi um momento de grande espiritualidade e os fiéis presentes não conseguiram segurar a emoção junto às lembranças vividas na Igreja, como casamentos, batizados e coroações.
À ocasião da reabertura, que ocorreu no encerramento do mês mariano, as crianças também realizaram a coroação a Nossa Senhora. Para a fiel Mariana Oliveira Mapa, foi emocionante ver as filhas participando desse momento especial. “Muito obrigada Mãezinha do céu por nos abençoar até aqui, abençoar nossas crianças que abrilhantaram essa noite e todo o mês de maio podendo vir te coroar. Para mim, foi um dia inesquecível”, relatou destacando sua alegria em ver suas filhas coroando Nossa Senhora D’Ajuda.
*Com a colaboração de Marcelle Barbosa – Coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom)
Foto capa: José Isaías