As eleições para o Conselho Tutelar realizada nesse domingo (1º) em todo Brasil marcou mais um episódio da polarização entre bolsonaristas e Governo reacendo uma disputa do ano passado. No Brasil, a escolha dos conselheiros tutelares, responsáveis por assegurar os direitos de crianças e adolescentes conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ganha um novo e inusitado capítulo este ano. Pela primeira vez na história, o processo eleitoral para preencher as 30,5 mil vagas nos conselhos tutelares de todo o país é disputado fervorosamente por políticos bolsonaristas e ativistas de esquerda.
Estes conselhos, historicamente ocupados por defensores dos direitos humanos ligados a movimentos sociais e partidos de esquerda, agora se tornaram alvo de uma intensa ofensiva dos bolsonaristas, que buscam eleger conselheiros alinhados a uma pauta conservadora. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) é uma das figuras proeminentes nesse movimento. Em suas redes sociais, ela declarou: “A esquerda vem na última década dominando os Conselhos Tutelares. Vamos fazer nossa parte pelas nossas crianças”.
Lafaiete
Em Lafaiete, o resultado da eleição provocou revolta e indignação dos eleitores que votaram nas candidatas que foram alvo nas redes sociais com a publicação do cartaz que trazia às fotos delas nas quais algumas apareceram com um X em vermelho e outras candidatas com um círculo em cor verde.
A ex-vereadora do PT, Zilda Helena e o ativista Francis Mouton encaminharam ao Conselho Municipal da Criança e Adolescente um ofício denunciando essa prática que segundo eles fere a ética e a lisura do pleito e pedem investigação. O resultado final da apuração saiu ontem à noite. Veja abaixo como ficou a votação.
Adriana Rosaria Henriques Bernardo ( 406 votos); Irene Gonçalves da luz (367 votos); Wescela Oliveira de Paula Faria ( 295) votos; Mara Cristina de Souza (267 votos); e Elizabete Henriques Zebral (191 votos). Um total de 2902 eleitores votaram em Conselheiro Lafaiete, em 53 urnas eletrônicas em 15 locais. A apuração foi na Câmara Municipal coma a presença da plateia. As candidatas eleitas estarão atuando no Conselho Tutelar no período de 20024 a 2028. A posse será feita pelo prefeito Mário Marcus no dia 10 de janeiro.