O Ministério da Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (25), que 22 municípios mineiros vão receber doses da vacina para combate à dengue. Além da capital e cidades da região metropolitana, municípios do Vale do Aço e Região Central, vão receber os imunizantes a partir de fevereiro. (Veja lista mais abaixo)
Dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde dos estados e municípios, mostram que crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos, estão entre o público com maior número de internações pela doença.
O Ministério da Saúde aguarda o recebimento de mais de 6 milhões de doses, sendo 5,2 milhões compradas do laboratório Takeda e 1,3 milhões de doses doadas. São necessárias duas aplicações para a imunização completa em uma janela de três meses.
A vacina
O imunizante disponível para aplicação é Qdenga (TAK-003), desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Em março de 2023, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina estimula respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, porque contém vírus vivos atenuados da doença.
De acordo com o fabricante, estudos clínicos mostraram que pode haver reações e efeitos colaterais, dentro de dois dias após a injeção. As reações registradas foram de gravidade leve a moderada e duraram 1 a 3 dias. Estão entre os relatos: dor no local da injeção, dor de cabeça, dor muscular, vermelhidão no local de injeção, mal-estar, fraqueza e febre.
Veja lista de cidades de MG:
- Antônio Dias
- Belo Horizonte
- Belo Vale
- Caeté
- Coronel Fabriciano
- Córrego Novo
- Dionísio
- Jaboticatubas
- Jaguaraçu
- Marliéria
- Moeda
- Nova Lima
- Nova União
- Pingo-d’Água
- Raposos
- Ribeirão das Neves
- Rio Acima
- Sabará
- Santa Luzia
- Santa Maria de Itabira
- Taquaraçu de Minas
- Timóteo