Na tarde de domingo, 07 de abril, durante patrulhamento pelo Bairro Valentim Prenassi, em Barbacena (MG), a Polícia Militar viu um jovem, 18 anos, que demonstrou inquietação com a presença da equipe. Ele tentou sair do local de forma apressada quando os militares se aproximaram e ordenaram que parasse e se postasse em condição de busca pessoal.
O suspeito ignorou a ordem e fugiu sendo seguido pela equipe PM e alcançado. Como ele continuou resistindo à abordagem, foi necessário o uso diferenciado da força, por meio de controle físico. Ele foi contido e algemado, entretanto não cessou a resistência, tomando conduta de tentar fugir e gritando pelos familiares, com intento de chamar a atenção e ganhar a sensibilidade dos populares que testemunhavam a ação policial.
A mãe do abordado chegou e questionou os serviços policiais. Após procedida a busca policial, foi localizada uma porção de substância de cor esverdeada, similar a maconha acondicionada em dichavador no bolso do homem.
A mãe do abordado autorizou buscas na residência e ele novamente se revoltou contra a ação policial e começou a gritar. Para evitar agravamento da ocorrência, ele foi direcionado ao compartimento fechado da viatura. Nesse momento, sua mãe se colocou a frente do cofre, sendo necessário usar de força para tirar a mulher e colocar o autor na viatura.
Na residência, não foi encontrado nada de ilícito. O autor foi preso por tráfico de drogas, resistência e desobediência.