RIO ESPERA (MG): Jovem quilombola tira 960 na redação do Enem após estudar sem computador e internet; ele será homenageado pela ALMG

Um estudante morador do Quilombo dos Moreiras, localizado em Rio Espera, Zona da Mata em Minas Gerais, será homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (29). Natanael de Paula tirou nota 960 na redação do Enem 2023 após estudar sem computador nem sinal de internet.

A homenagem foi solicitada pela deputada Macaé Evaristo (PT). Conforme informações do gabinete da parlamentar, a comunidade onde o jovem mora abriga 30 famílias, cerca de 120 pessoas, e não tem internet. Natanael também não possui computador.

O jovem receberá voto de congratulações da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG em cerimônia marcada para as 16h, no auditório da casa.

Natanael de Paula é aluno da Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes, em Rio Espera, e não fez nenhum curso externo para prestar o exame.

Jovem não se matriculou na faculdade

Apesar do bom desempenho no Enem, Natanael não se matriculou em nenhuma universidade, já que a família não tem condições de manter ele e os outros dois irmãos, já na faculdade, morando em outras cidades.

Natanael afirma que tem interesse em cursar administração, mas enquanto não realiza o sonho, segue trabalhando na agricultura familiar da comunidade.

A deputada Macaé Evaristo chama a atenção para as dificuldades que minorias enfrentam para ingressar e permanecer no ensino superior. Para a parlamentar, a lei de cotas é fundamental para democratizar o acesso a educação.

“Pensar no acesso e na permanência de alunos como Natanael no ensino superior é pensar no território, na luta pela cidadania, na afirmação da identidade e na consolidação dos saberes multiculturais que transformam a universidade em espaço mais rico e plural”, pontua.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular