31 de agosto de 2024 09:17

VENCENDO DE NOVO NAS ALTURAS: Ernani de Souza é vice Campeão dos 80 km da La Mision Brasil 2024 a quase 3 mil metros de altitude

Entre os dias 15 e 18 de agosto, o atleta lafaietense, Ernani de Souza esteve na cidade de Passa Quatro no Sul de Minas disputando uma das mais importantes corridas de trilha e montanha do Brasil,a La Mision Brasil um evento de marca Argentina (La Mision) que veio para terras brasileiras há 10 anos atrás. 

A competição que neste ano contou com participação recorde de atletas, segundo a organização foram mais de 4 mi que puderam escolher entre as várias distâncias disponíveis. Ernani pelo segundo ano disputou os 80 km.

O atleta contou a nossa reportagem que sua largada aconteceu às 6 horas da manhã de sexta (16), e tinha a frente tí a difícil missão de completar os 80 km com seus 5200 metros de desnível positivo em um tempo máximo de 31 horas com alguns pontos de apoio da organização é vários pontos de “corte” estavam presente no percurso.

Cada atleta tem um tempo máximo para passar por determinado posto de checagem correndo o risco de ser cortado pois devido a progressão extremamente lenta na montanha esta medida de segurança se faz necessária.
“Logo após a largada eu me posicionei na frente do pelotão, fiz um movimento de aceleração para esticar o grupo e selecionar ainda mais o número de atleta. Logo um pequeno grupo se destacou e ficamos em um número de 6 atletas. Os primeiros 40 km são extremamente difíceis, a parte tecnica faz muita diferença neste trecho que passa pelo ponto alto da prova a Pedra da Mina com seus 2798 metros de altitude, esta montanha é o 4º pico mais alto do Brasil”, contou.

Ele passou todo o dia disputando posições, controlando os esforços para ter energia até o final. Em alguns momentos ele estava no 5º geral, em outros erao o 2º. “Fomos nesta troca de posições até a chegada do último quarto da distância. Ali pelo km 60 eu consegui uma pequena vantagem que foi se mantendo até a linha de chegada. Infelizmente não consegui alcançar o líder que por sinal abriu boa vantagem de todos nós. Mas por outro lado terminei a prova feliz pois em 2022 eu havia terminado em 3º geral nesta mesma distância os 80 km”, disse.
Agora Ernane tem uma semana leve de treinos para me recuperar pois em 20 tembro estará em uma prova ainda mais longa, em Paraty disputando os 110 km da UTMB Paraty.

Aproveito a oportunidade para agradecer meus patrocinadores o Clube Recreativo Dom Pedro II, Upfitrail e Kailash.

DCIM\100GOPRO\GOPR7780.JPG

SOBRE A LA MISION BRASIL

É uma corrida de trekking de montanha onde os atletas devem optar, no momento da inscrição, entre as distâncias de 80km, 55km, 35km, 25km, 15km e 7k. A corrida é livre, sem paradas obrigatórias e os corredores podem correr ou caminhar, parar e descansar onde e quando quiserem. 

A cidade de Passa Quatro-MG, principal acesso à Serra Fina e com localização privilegiada próximo as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com sua hospitalidade mineira, é o cenário perfeito para receber os Misioneros.

A Serra Fina é uma cadeia de montanhas localizada na tríplice divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo da Serra da Mantiqueira. A Travessia da Serra Fina possui um dos maiores desníveis topográficos do território nacional, acima de 2.000m, sendo que a parte mais alta da serra, a Pedra da Mina, é o quinto maior ponto do Brasil com 2.798m de altitude e é considerada por muitos a travessia mais difícil do Brasil.

Desde 2017 a Tambo é a responsável pelo projeto e organização da La Misión Brasil.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade