PARQUE EM CHAMAS: três frentes e mais de 50 homens combatem incêndio no Pico do Itacolomi

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto mobilizando mais de 50 brigadistas e bombeiros em três frentes de combate. O fogo, que começou na tarde de ontem (21), se espalhou rapidamente, atingindo áreas de difícil acesso e exigindo uma operação complexa, que deve durar mais de 24 horas.

De acordo com o Tenente Luciano, que coordena a operação, o incêndio teve início por volta das 12h30 em dois pontos distintos: Pocinho, em Ouro Preto, e Serrinha, em Mariana. “Estamos com três focos de incêndio ativos, localizados no Sertão, no Baú e na Pedra do Porco, região de acesso extremamente difícil, o que tem demandado o uso de aeronaves para transporte e apoio dos brigadistas”, explicou o Tenente.

Equipes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Prefeitura de Ouro Preto, da Defesa Civil, e das organizações Habitat e Anda, estão trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros na tentativa de controlar as chamas. “Estamos com aproximadamente 50 a 55 brigadistas e combatentes atuando nas frentes de combate”, informou Luciano.

A extensão dos danos ainda não foi determinada, e as equipes seguem em combate ativo, sem previsão de entrada na fase de rescaldo. “O terreno acidentado, com muitas grotas e penhascos, dificulta o acesso terrestre, e o fogo continua intenso em várias áreas”, relatou o Tenente, destacando que a avaliação precisa das áreas queimadas só poderá ser feita após o término das operações, possivelmente com o auxílio de imagens de satélite.

Ainda não há informações sobre as causas do incêndio, que continua a ameaçar vastas áreas do parque. “Não podemos afirmar se o incêndio foi criminoso ou acidental. É algo que será investigado posteriormente”, concluiu o Tenente.

As operações de combate ao fogo têm sido contínuas, com as equipes trabalhando incansavelmente para evitar que o incêndio se alastre ainda mais, preservando uma das áreas de maior valor ambiental e turístico da região dos Inconfidentes.

FONTE JORNAL GERAES

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade