Mais uma empreitada em busca de soluções e apelo popular na segurança na BR 040 entre os km 631 e 633, trecho entre o MartMinas, entrada do Amaro Ribeiro e Trevo do Paulo VI, com alto índices de tragédias. Na próxima segunda-feira (2), a partir das 16:30 horas , a Câmara de Conselheiro Lafaiete (MG) promove uma audiência pública cujo requerimento é de autoria do Vereador Erivelton Jaym (PRD). Diversas autoridades locais, regionais e representantes da EPR devem participar do evento que será transmitido pelo pelo canal oficial da Câmara no YouTube: https://www.youtube.com/@camaralafaiete. O evento promete lotar o plenário.
Saldo de mortes e omissão
O trecho que será alvo de reclamações e talvez seja o que mais matou na BR040, entre Belo Horizonte e Juiz Fora ao longo de quase 233 km de extensão, cortando 30 cidades, atualmente sob a concessão da EPR Via Mineira. A discussão em torno da segurança do trecho em Lafaiete é algo que dura mais de uma década. Em 2024, foram diversos acidentes com mortes, ao menos 6, além de dezenas de feridoi, algumas inclusive provocados com conversões irregulares.
A mobilização popular foi suficiente para que a EPR já anunciasse intervenções no trecho. A concessionária informou o reforço na segurança dos usuários, com medidas imediatas previstas que envolvem a instalação de tachões refletivos e balizadores para coibir ultrapassagens indevidas, fresagem e recomposição do pavimento, aplicação de faixas refletivas nas lombadas existentes e a construção de uma nova lombada para reduzir a velocidade dos veículos e facilitar o cruzamento na via.
Essas ações visam mitigar os riscos de acidentes até a implementação das soluções definitivas, que incluem a construção de um viaduto diamante, eliminando os cruzamentos diretamente sobre a pista e permitindo que os veículos acessem ou saiam da rodovia por caminhos elevados ou subterrâneos, de forma mais segura e organizada. As melhorias também contemplam a duplicação da rodovia, a construção de uma passarela para pedestres, vias marginais e uma ciclovia.
A comunidade aguarda ansiosa a promessa e o compromisso da EPR.