Luciano Louzane – Diretor-presidente do Núcleo MG Federal do Grupo EPR
Melhorias e mudanças, especialmente as que envolvem infraestrutura rodoviária, precisam ir muito além de execuções técnicas de qualidade. É necessário dialogar, esclarecer e construir junto com aquela que mais importa: a comunidade. Foi com essa visão que implementamos o Plano de 100 Dias, uma iniciativa inovadora da EPR Via Mineira voltada para a escuta ativa e a realização de intervenções alinhadas às necessidades reais de cada região.
A iniciativa teve início no dia 6 de agosto, quando a concessionária assumiu a administração da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Buscamos ouvir atentamente as pessoas que interagem com a rodovia: motoristas, comerciantes, indústrias, líderes comunitários e autoridades, para entender o impacto de cada intervenção e, assim, agir com responsabilidade e transparência. Essa abordagem foi o diferencial que permitiu à EPR Via Mineira implementar soluções ágeis e adaptadas nos primeiros dias de operação, além de construir confiança entre a concessionária e a sociedade.
No mundo todo, iniciativas similares mostram o poder do diálogo (e da falta dele). Um exemplo de sucesso foi o projeto de revitalização urbana de Medellín, na Colômbia. A administração municipal implementou mudanças na infraestrutura e mobilidade. O segredo do sucesso? Escuta ativa e diálogo com a comunidade, que participou ativamente do planejamento. O resultado foi uma cidade mais segura, integrada e com maior qualidade de vida.
Em contrapartida, casos negativos também são lições valiosas. Em Stuttgart, na Alemanha, o projeto Stuttgart 21 previa a modernização da estação ferroviária central e melhorias no sistema de transporte, mas enfrentou forte resistência pública devido à falta de informações claras e à percepção de que os interesses dos cidadãos não estavam sendo ouvidos. A ausência de diálogo gerou protestos e queda de confiança no poder público, o que atrasou o cronograma do projeto.
Esses exemplos reforçam a importância do que estamos construindo na EPR Via Mineira. A partir do Plano de 100 Dias, foram realizadas obras no pavimento, sinalização e ampliação de dispositivos de segurança em 41 pontos mapeados por meio de estudos técnicos, sempre em sintonia com as demandas da sociedade.
Um dos exemplos que nos enche de orgulho é a “Curva da Celinha”, batizada em homenagem à Celinha, proprietária do tradicional restaurante às margens da rodovia. Por anos, esse trecho acumulou histórico elevado de acidentes. As melhorias significativas realizadas no local – incluindo reforço de sinalização e requalificação do pavimento asfáltico – trouxeram mais segurança e tranquilidade para motoristas e comunidade local. Aproveito para citar as intervenções no Trevo de Moeda, região que também acumulava históricos preocupantes de acidentes e contou com ações planejadas com base na escuta ativa da população. Os resultados são expressivos: houve uma redução de 38,8% no número de vítimas fatais comparado ao mesmo período do ano passado em todo o trecho sob concessão.
Além disso, a operação de final de ano, realizada entre 20 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, resultou em uma redução de 66,7% no número de acidentes com vítimas fatais, refletindo diretamente as melhorias implementadas ao longo do trecho. O Plano de 100 Dias foi apenas o ponto de partida para um relacionamento marcado pela dedicação e transparência. As expectativas para este ano são de avanços significativos, com a entrega do pavimento conforme os parâmetros do contrato de concessão, reforma das delegacias e bases operacionais, recomposição de obras de arte especiais e passarelas, construção de Ponto de Parada de Descanso (PPD) para caminhoneiros, instalação de um posto da Polícia Rodoviária Federal em Carandaí e início de obras estruturais. Seguiremos firmes em nosso compromisso de construir vias mais seguras, sempre com as pessoas no centro de nosso planejamento.