Levantamento da Stocklytics.com.
O avanço da inteligência artificial (IA), blockchain e automação está transformando a economia global de maneira profunda, impactando a forma como as empresas operam e interagem com seus clientes. Com o crescimento dessas tecnologias, o mercado de trabalho também está passando por uma revolução, exigindo que os trabalhadores se adaptem e requalifiquem suas habilidades para aproveitar as novas oportunidades que surgem.
De acordo com dados da Stocklytics.com, as profissões mais promissoras entre 2025 e 2030 serão as de especialistas em big data e engenheiros de fintech, com essas áreas experimentando os maiores crescimentos no mercado de trabalho.
Os especialistas em big data estão no epicentro da inovação em IA, com sua expertise sendo essencial em setores como saúde, finanças e comércio. Eles são responsáveis por gerenciar grandes volumes de dados, permitindo a implementação de sistemas de recomendação, análises preditivas e a detecção de fraudes. Segundo o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial (WEF), espera-se um crescimento de 110% na demanda por especialistas em big data até 2030, o maior aumento entre todas as profissões.
Engenheiros de Fintech e outras profissões em ascensão
A segunda profissão com maior crescimento será a de engenheiro de fintech, com um aumento projetado de 86% nos próximos cinco anos. Esses profissionais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias financeiras inovadoras, como o blockchain e os sistemas de pagamento digital. Embora o crescimento dos especialistas em machine learning tenha sido de 81% nos últimos anos, essa profissão caiu para o terceiro lugar em comparação com o ano passado.
Outras funções que também experimentam um crescimento significativo incluem desenvolvedores de aplicativos (58%) e gestores de segurança (57%). A formação em áreas como armazéns de dados, veículos autônomos e elétricos, e design de UI/UX também se destacam como opções promissoras para quem busca estabilidade no futuro mercado de trabalho.
Declínio de algumas profissões
Enquanto novas vagas surgem, algumas profissões estão em declínio devido à automação. Segundo o WEF, funções como funcionários dos serviços postais, bancários e assistentes de entrada de dados poderão perder até 35% de seus postos. Secretários, assistentes administrativos e caixas também são profissões que enfrentam um grande declínio à medida que a automação avança.
(Com Agências Internacionais).
FONTE: CAPITALIST