A menos de uma semana para o Carnaval, Congonhas viveu um domingo de muita festa, marcando o esquenta para a maior celebração popular do país. O clima de animação tomou conta da Avenida Marechal Floriano, dando uma amostra do que está por vir entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. “Aqui, o Carnaval é cultura, é alegria. Estamos muito felizes em ter um pré-Carnaval e, em poucos dias, a grande festa. Congonhas vive a felicidade”, destacou a secretária de Cultura, Patrícia Monteiro.


Tradição e samba no pé
Abrindo a festa com muita tradição, o bloco Zé Bastião, de Ouro Preto, encantou o público com seu boneco gigante e sua bateria, uma marca registrada da folia mineira. Em seguida, a banda congonhense Cadência do Samba fez a alegria dos foliões, trazendo um repertório recheado de samba e pagode, garantindo que ninguém ficasse parado.
Blocos tradicionais da cidade também marcaram presença com suas barracas de bebidas, entre eles Pracintucada, Ceamec, Kimtal e a Escola de Samba Jacuba. Uma das grandes novidades deste ano é a volta do Bandalheira. Após 30 anos, o bloco retorna às ruas, como destacou José Roberto, vice-presidente do grupo.


Carnaval Pra Todos promete cinco dias de festa
A programação do Carnaval Pra Todos promete cinco dias de intensa folia, com shows, atrações locais e de fora, além de diversos blocos carnavalescos desfilando pela cidade. Os foliões também poderão curtir dois grandes desfiles de escolas de samba na Avenida Marechal Floriano Peixoto, levando cor, brilho e muito samba no pé.
A realização do evento é da Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, com gestão do Instituto Sociocultural Meraki e apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A grande abertura da festa acontece na sexta-feira (28), às 18h, com o desfile do Bloco Império da APAE.