Na noite dessa terça-feira, 25 de março, o Cine Teatro Leon, em Congonhas, recebeu a Nova Orquestra, do Rio de Janeiro, para um concerto interativo que trouxe um novo olhar sobre a música orquestral. O público, em vez de apenas assistir, participou ativamente, acompanhando o espetáculo com palmas, canto e dança. A apresentação foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura de Congonhas.
Com sete músicos no palco – percussão, contrabaixo, trompete, viola e violino –, a apresentação homenageou Tim Maia, interpretando clássicos como “Vale Tudo”, “Acenda o Farol”, “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)” e “Do Leme ao Pontal”. O repertório foi pensado para aproximar a plateia da música sinfônica de forma leve e descontraída.
Diferente dos concertos tradicionais, a Nova Orquestra aposta em um formato dinâmico e acessível. “Essa orquestra é para dançar, como se a plateia estivesse no palco”, explicou Mateus Simões, diretor do grupo. “Escolhemos Tim Maia porque sabíamos que iria agradar. Hoje é a primeira data da turnê, e começar aqui em Congonhas é muito especial.”
O grupo já se apresentou em diversas cidades do Brasil e também no exterior, sempre com propostas que unem música clássica e popular.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas
