Está de regresso o terceiro escalão do futebol nacional brasileiro – a Série C do Brasileirão, em que 20 times vão atacar o acesso à Série B 2026 e, assim, ficarem um passo mais próximas da elite.
20 times diversos
A Série C do Brasileirão é, mais uma vez, composta por 20 clubes de vários pontos de todo o país, e com passados diferentes. São jogos menos apelativos do que os dos principais patamares do futebol nacional, mas ainda assim podem ser uma chance de aproveitar e conhecer as melhores apps de apostas 2025 – e, assim, participar um pouco na ação do esporte e acompanhar seu time favorito.
Quatro times partem como grandes candidatos: Brusque, Guarani, Ituano e Ponte Preta, que o ano passado foram relegados da Série B e tentam que esta sua passagem pelo terceiro escalão seja o mais breve possível.
Mas há muitos clubes históricos, com ambições legítimas de terem sucesso, como o Náutico (apesar de não ter chegado longe no Estadual Pernambucano), o ABC (que perdeu a vaga na Série B no fim da época de 2023), o Botafogo-PB, o São Bernardo, o Remo, o Ferroviário, o Londrina e o Ypiranga-RS – todos os times que chegaram à segunda fase em 2024, falhando o acesso por pouco.
Entre os menos experientes encontra-se o Retrô FC. O conjunto de Camargibe está pela primeira vez em sua história na Série C, e foi fundado há apenas nove anos (2016). Este ano foi segundo colocado no Pernambucano, perdendo apenas na final para o Sport Recife. Manda seus jogos na Arena Pernambuco, um dos maiores estádios da divisão.
Também da Série D vem o Anápolis, o Itabaiana e o Maringá. O Tricolor paranaense está na Série C por primeira vez desde sua fundação em 2010, e atua no Estádio Regional Willie Davids nesta sua estreia.
Outros times a seguir com atenção são o CSA, o Figueirense ou o Tombense – que há apenas dois anos esteve na Série B pela segunda vez.
O formato
A Série C tem 20 times, e decorre de 12 de abril até 26 de outubro. Os clubes disputam 38 rodadas (19 em casa, 19 como visitantes). Os quatro últimos colocados descem à Série D 2026.
Quanto aos oito primeiros colocados, acedem à segunda fase, onde serão divididos em dois grupos de quatro. Os dois primeiros de cada um desses grupos é promovido à Série B 2026 e os vencedores disputam entre si o título de campeão.
Os maiores e menores estádios
Há 20 estádios na Série C, uma vez que nenhuns times partilham o recinto. O maior é o do Retrô FC – a moderna Arena Pernambuco com 44.300 lugares de capacidade.
Segue-se o Estádio do Café (Londrina) com 30.000 lugares, e há mais seis times cujos estádios albergam mais de 20.000 torcedores (Anápolis, Náutico, Caxias, Ypiranga-RS, Guarani e Floresta).
Já na parte oposta deste «ranking» está o Brusque, com o Estádio Augusto Bauer a ter apenas 5.000 lugares de capacidade – pouco menos do que os 6.555 do Estádio Almeidão do Tombense. De resto, todos recintos podem receber pelo menos 10.000 torcedores.