Espetáculo será encenado na Sexta-feira Santa, às 18h30, e no Domingo de Páscoa, às 11h e às 16h, no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos
O ator Amaury Lourenzo, o Ramiro de “Terra e Paixão” e atualmente como Chico em “Volta por Cima”, natural de Congonhas, interpretará Jesus na encenação deste ano “Paixão de Cristo” na cidade mineira. O espetáculo terá três sessões: na Sexta-feira da Paixão, às 18h30, e no Domingo de Páscoa, às 11h e às 16h, no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos. Na “Cidade dos Profetas”, a Semana Santa – que remonta ao período colonial – foi aberta neste domingo (13/4), às 7h, com procissão e missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e será encerrada no dia 20, às 18h, com a procissão do Triunfo de Nossa Senhora.
Neste ano, as celebrações têm um significado especial: o Conjunto Arquitetônico – formado pelo santuário, os profetas em pedra-sabão esculpidos por Aleijadinho e as Capelas dos Passos, onde se encontram imagens talhadas em cedro pelo mestre barroco e pintadas por Manoel da Costa Ataíde e Xavier Carneiro – comemora 40 anos como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. É esse cenário grandioso e eloquente que serve como pano de fundo para as encenações que reconstituem a paixão, morte e ressurreição de Cristo, dividindo as celebrações com a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construção do século XVIII com registro de diversas fases do barroco.
As encenações da Paixão de Cristo, realizadas desde a década de 1950 pelos padres redentoristas e há 30 anos sob a direção do Grupo Dez Pra’s Oito, envolvem direta e indiretamente mais de mil pessoas, entre atores, figurantes e técnicos. A expectativa da organização é atrair cerca de 20 mil visitantes à cidade durante o período litúrgico. Além do espetáculo com o ator global, outro momento aguardado da festividade é a encenação da Santa Ceia no dia 17, às19h, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e a a Procissão do Senhor Morto no dia 18, às 20h, na Sexta-Feira da Paixão, que percorre o trajeto do santuário até a igreja matriz, reunindo milhares de fiéis.
Para consultar a programação completa, acesse o PDF Semana Santa em Congonhas.
FONTE: O TEMPO