O Hospital e Maternidade São José, de Conselheiro Lafaiete (MG), vivenciou um momento histórico na tarde de terça-feira, 16 de abril de 2025: a realização da sua primeira captação de órgãos. O marco só foi possível devido ao trabalho conjunto que mobilizou diversos setores.
Com o apoio das equipes da Qualidade, da Vigilância Epidemiológica, da Emergência e demais áreas assistenciais, foi criada a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). A partir dessa estruturação e do engajamento de toda a equipe, o Hospital e Maternidade São José teve a honra de participar de um dos atos mais nobres da Medicina: a doação de órgãos.
Tudo foi conduzido com responsabilidade, respeito e rigor técnico, cumprindo todas as legislações vigentes, protocolos clínicos e diretrizes éticas. A atuação da CIHDOTT, aliada ao apoio dos órgãos municipais, estaduais e federais, foi essencial para que tudo ocorresse da forma mais humanizada e segura possível.


Registramos um agradecimento especial à Coordenação Médica e de Enfermagem do CTI e do Bloco Cirúrgico, juntamente à equipe de anestesistas. Vale ressaltar o empenho da psicóloga e técnica, Neila Lacerda, responsável pela realização do Eletroencefalograma. Destacamos também, o comprometimento dos membros da CIHDOTT, Dr. Luiz Ricardo Martins Ribeiro Junior, Dr. Igor Franco Ribeiro e as enfermeiras Tatiane Aparecida Chaves, Rosilene de Almeida Duarte e todos os colaboradores envolvidos.
Agradecemos também à família do paciente doador pelo nobre gesto que transforma luto em vida. No caso do Hospital e Maternidade São José, esse processo é referenciado por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Juiz de Fora, que conduz o processo em toda Zona da Mata e é liderado pelo MG Transplantes. Vale destacar todo o apoio logístico ofertado. A data de 16 de abril 2025 registra, dessa forma, um marco em que o Hospital e Maternidade São José reafirma seu compromisso com a vida — não apenas no nascimento, mas também no renascimento de outras histórias. Que este seja o primeiro de muitos passos em direção a uma rede de solidariedade e esperança.