No feriado de abril, o artista lafaietense Gustavo Andrade, de 24 anos, conquistou um marco importante em sua trajetória no teatro ao participar do FETUBA — Festival Internacional de Teatro de Ubá-MG. Representando a Casa do Teatro, Gustavo integrou a categoria Teatro de Rua com o espetáculo “O Milagre do Boi”, que foi agraciado com seis prêmios, incluindo o de Melhor Ator, entregue ao jovem talento de Conselheiro Lafaiete.
A Casa do Teatro também marcou presença com outro espetáculo na categoria Teatro para a Infância, recebendo diversas indicações e mostrando a força e a diversidade do seu repertório. Mais do que uma companhia, a Casa é um símbolo de resistência e amor à cultura, mantendo vivo o legado do mestre Geraldo Lafaiete, figura essencial na história das artes cênicas da cidade.


O FETUBA é uma celebração internacional das artes cênicas e, nesta edição, contou com a participação de grupos do México, Portugal e de diversas partes do Brasil, reunindo diferentes sotaques, histórias e linguagens teatrais. Em meio a esse intercâmbio cultural, Gustavo se destacou com sua performance vibrante, sensível e envolvente.
“Foi uma honra representar a Casa do Teatro e, principalmente, minha cidade natal. Sou apaixonado por Lafaiete e levo comigo, em cada cena, o orgulho de ter nascido e sido criado aqui. Subir ao palco — ou melhor, às ruas — com essa história tão popular e simbólica como ‘O Milagre do Boi’ e receber esse reconhecimento é algo que me emociona muito”, conta Gustavo.
Além de fortalecer o cenário cultural do interior de Minas Gerais, a participação de Gustavo no festival reforça a potência dos artistas da região e a importância do teatro como ferramenta de transformação, comunicação e pertencimento.
