×

13ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Entre Rios de Minas com foco nos 20 anos do SUAS

Dando sequência às ações institucionais da semana, Entre Rios de Minas promoveu a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema: “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.

O evento reuniu trabalhadores do SUAS, representantes da sociedade civil, conselheiros do CMAS, entidades socioassistenciais, autoridades municipais e usuários da assistência social. O objetivo foi refletir sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que em 2025 completa duas décadas de existência, consolidando-se como uma das principais políticas públicas de proteção social do país.

Durante a abertura, o Secretário Municipal de Assistência Social, Ângelo André de Souza, fez um pronunciamento marcante, reforçando o papel do SUAS no enfrentamento às desigualdades e agradecendo aos diversos atores envolvidos no fortalecimento da política socioassistencial no município. Confira o discurso na íntegra:

“Senhoras e senhores, Boa Tarde!

É com grande alegria e senso de compromisso que damos início à 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Entre Rios de Minas. Este é um momento especial de diálogo, escuta e construção coletiva. Um momento de reafirmação do nosso compromisso com o Sistema Único de Assistência Social – o SUAS – que completa 20 anos de existência.

A conferência é um momento estratégico para refletirmos sobre os avanços conquistados, mas também para olharmos com atenção os desafios que ainda persistem. Estamos em um tempo em que as desigualdades se aprofundam, e é exatamente por isso que precisamos reafirmar o SUAS como um sistema essencial e permanente, que não pode ser desmontado ou negligenciado.

Neste importante marco, o tema que nos reúne hoje, “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, nos convida a refletir sobre a trajetória construída, os desafios enfrentados e a força que nos move para continuar garantindo proteção social a quem mais precisa.

Gostaria de iniciar agradecendo a presença de todas as autoridades que nos honram com sua participação nesta tarde. Saúdo com respeito o nosso prefeito municipal, os senhores vereadores aqui presentes, e demais representantes do poder público que compreendem e apoiam a importância da política de assistência social em nosso município.

Registro um agradecimento muito especial à Secretária Municipal de Saúde, Sra. Roberta Ribeiro Alves Cardoso, que gentilmente aceitou o convite para contribuir como palestrante em nossa conferência, trazendo sua experiência e sensibilidade em um momento de diálogo intersetorial tão necessário.

Também agradeço, com enorme gratidão, a presença do presidente do COGEMAS Sr. Paulo Henrique Souza, cuja participação fortalece ainda mais a relevância deste encontro e nos conecta ao debate estadual e coletivo em torno da assistência social.

Saúdo com respeito e admiração os trabalhadores do SUAS, os conselheiros do CMAS, os representantes das entidades da rede socioassistencial, a todos os parceiros que tornam possível a realização dessa conferência e com carinho muito especial, as usuárias e os usuários dos serviços, benefícios e programas da assistência social.

Meus agradecimentos ao Prefeito Thiago Itamar Ted, por seu apoio contínuo à política de assistência social e pela valorização do diálogo democrático e participativo no município.

Vocês são a essência, o motivo da existência da política de assistência social. A participação ativa dos usuários é indispensável para que possamos construir respostas reais e efetivas às necessidades vividas no cotidiano. Com escuta atenta, respeito e diálogo, fortalecemos o SUAS como um espaço de dignidade, inclusão e pertencimento. Mais do que destinatários de serviços, vocês são sujeitos de direitos e protagonistas desta construção coletiva, que só se sustenta com a presença e a voz de quem vive a política na prática.

Estamos aqui para reafirmar o SUAS como uma política pública essencial, viva, construída com participação, e que tem resistido, ao longo de duas décadas, aos inúmeros desafios que se apresentam. Sabemos que o contexto exige de nós firmeza, compromisso e união.

Que este seja um dia de diálogo respeitoso, de troca de saberes e de fortalecimento da nossa luta por uma sociedade mais justa, onde ninguém fique para trás.

Com gratidão e esperança, declaro aberta a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Entre Rios de Minas.

Muito obrigado!”

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp