×

Fiat Pulse: 5 motivos para comprar e 5 para fugir do SUV compacto

Rival de Nivus e Kardian tem bons argumentos de venda, mas peca em alguns detalhes

O Fiat Pulse é o primeiro SUV compacto desenvolvido e produzido no Brasil. Chegou em 2021 inaugurando a plataforma MLA – uma evolução da MP1 do Argo – e, logo de cara, trouxe uma receptividade positiva.

Em menos de três anos do seu lançamento, o SUV já havia acumulado 150 mil unidades produzidas. Já em 2022, veio o Pulse Abarth, primeiro SUV do mundo a trazer o logo do escorpião da divisão esportiva da Fiat.

Outro fato marcante na trajetória do modelo ocorreu em 2024 com a chegada do sistema híbrido leve (MHEV) que combina o motor 1.0 turbo flex com outro propulsor elétrico de 12V. A inovação chegou também ao SUV cupê Fiat Fastback. Recentemente, a gama foi atualizada com mudanças pontuais para aumentar a participação no mercado de SUVs compactos.

Hoje, o Fiat Pulse aparece na vice-liderança, atrás do Volkswagen Nivus. Com o reestilização e adição de mais itens à linha 2026, lançada em maio, o Pulse cresceu 14% nas vendas em junho, com 3.823 unidades, ou 471 carros a mais que no mês anterior.

O Nivus, por sua vez, cresceu apenas 4%, ou seja, de 4.591 subiu para 4.791. No acumulado, o Fiat somou 20.268 vendas, enquanto que o Volks apareceu com 22.662.

Diante do fôlego extra que o Fiat Pulse tem para tirar a paz do VW Nivus, confira cinco razões para comprá-lo e cinco para desistir dele.

5 RAZÕES PARA COMPRAR 
1 – PREÇO BAIXO

A versão mais em conta da linha Pulse é a Drive, equipada com motor 1.3 aspirado e câmbio manual, que custa R$ 98.990. Por essa quantia, o modelo já vem bem recheado com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), ar-condicionado automático, direção com assistência elétrica, faróis e lanternas traseiras em Led. 

2 – DESIGN

Fiat Pulse recebeu nova grade frontal para se alinhar à nova linguagem de design do Grande Panda, que chega em 2026
Imagem: Divulgação

Para quem curte um visual pouco convencional dos SUVs, o Fiat Pulse agrada, principalmente na versão esportiva Abarth. Apesar da Stellantis o tratar como um SUV, ele está mais para um hatch anabolizado, o que não deixa de ser uma crítica. 

O estilo é bem moderno e recentemente, ele passou por uma reformulação na parte estética que o deixou com um visual ainda mais esportivo.

3 – LISTA DE EQUIPAMENTOS 

Quem compra um Fiat Pulse, está bem servido. Desde a versão de entrada, o SUV já traz importantes itens de série tais como alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado automático e digital, central multimídia completa sensível ao toque com tela de 8,4″, iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus), Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa) e muito mais.

4 – BAIXO CONSUMO 

O Fiat Pulse – com motor 1.3 8V turboflex e transmissão automática CVT de sete marchas simuladas –  faz 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol e 13 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina. São boas marcas àqueles que privilegiam o baixo consumo de combustível. Nas versões 1.0 12V turboflex híbridas, o rendimento é ainda melhor. São 9,3 km/l no uso urbano e 10,2 km/l no rodoviário com etanol e 13,4 km/l no uso urbano e 14,4 km/l no rodoviário, com gasolina. Os dados são do Inmetro.

5 – BOA ALTURA DO SOLO 

Fiat Pulse 2026 tem 18,8 cm de vão livre do solo, o que ajuda a passar por obstáculos pelo caminho
Imagem: Divulgação

Um SUV tem como características principais a boa altura e isso não inclui só na posição de dirigir, mas, principalmente na facilidade de transpassar obstáculos sem raspar. Nesse ponto, o Fiat Pulse faz jus ao termo SUV. Mesmo na versão Abarth, os 18,8 centímetros em relação ao solo dos outros Pulse foram mantidos.

5 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR 
1 – ACABAMENTO SIMPLES

O acabamento que reveste o interior do Fiat Pulse é um ponto bastante criticado por seus donos. Eles se queixam de muito plástico das portas, o que acaba fazendo com que os ruídos e vibrações apareçam com frequência. E isso é outro gancho para o próximo tópico.

2 – ISOLAMENTO ACÚSTICO 

Fiat Pulse 2026 ainda tem vários componentes de plastico, o que aumenta o nível de ruído
Imagem: Divulgação

Além do acabamento simples, de acordo com relatos de alguns proprietários, o Fiat Pulse tem um isolamento acústico ineficiente, e isso implica diretamente no som do motor que invade a cabine. Outro inconveniente dessa economia de material fonoabsorvente está nos barulhos internos quem vem com pouco tempo de uso.

3 – DIREÇÃO 

A direção elétrica progressiva do Fiat Pulse e que já foi pauta em nosso site, costuma fazer barulhos. Alguns dos proprietários se queixaram de ruídos estranhos ao virar o volante ou fazer manobras mais fechadas, mesmo em veículos com pouco tempo de uso

4 – ALARME 

Pesquise e você vai constatar que um dos problemas mais comuns do Fiat Pulse, bem como outros modelos da marca italiana como o da dupla Argo e Cronos são os alarmes originais, fáceis de serem desarmados. A partir disso, os criminosos conseguem ter acesso ao interior do carro e furtar objetos e, principalmente, o estepe.

5 – ESPAÇO INTERNO 

Fiat Pulse 2026 não tem tanto espaço para quem vai sentado no banco traseiro e o porta-malas tem razoáveis 320 litros
Imagem: Divulgação

Não espere um haras para acomodar bem seus amigos ou parentes no banco traseiro. Conforme casos reportados, o espaço é apertado, o que acaba gerando desconforto em viagens. A maior queixa vem da falta de espaço para a cabeça e pernas. O porta-malas de 320 litros é um dos menores da categoria.

FONTE: AUTOO

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp