Legislativo apresentou mais de 400 proposições e realizou mais de 1000 atendimentos diretos à população; educação política para os jovens também é destaque
O primeiro semestre de 2025 da Câmara Ouro Branco terminou com 403 proposições apresentadas: 68 Projetos de Lei, 5 Projetos de Resolução, 15 Projetos de Decreto Legislativo, 177 Indicações e 55 Requerimentos ao Executivo, 32 Moções e 2 Projetos de Emenda à Lei Orgânica. Além disso, a Câmara também analisou e votou (ou votará nas reuniões após o recesso parlamentar) 22 Projetos de Lei e 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica de autoria do Executivo.
Quando o assunto é atendimento direto à população, o CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, realizou 1063 atendimentos, sendo 148 pela Ouvidoria do Legislativo, 30 pela Procuradoria da Mulher e 885 pelo Procon Câmara. O CAC também promoveu campanhas educativas: a Procuradoria da Mulher realizou roda de conversas na UFSJ sobre conscientização do voto feminino, evento do 8 de Março na avenida Mariza e palestras do 8 de março nas escolas; o Procon realizou evento para a prevenção de golpes contra a terceira idade; e a Ouvidoria esteve presente de forma itinerante nos eventos citados.

Política é coisa de jovem sim
Em 2025 a Câmara Ouro Branco também ingressou no programa Parlamento Jovem, projeto de formação política para estudantes do ensino médio de Minas Gerais, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do estado. Além de aprender sobre o funcionamento dos Poderes Legislativos municipal e estadual, os alunos apresentam e debatem ideias que podem virar leis. Mas o mais importante: no programa os jovens têm a chance de mostrar que têm voz, ideias e poder de transformação. Nesta primeira edição, 23 estudantes de escolas de Ensino Médio de Ouro Branco participam do programa, aprendendo muito em oficinas, visitas e acompanhando de perto a vida política da cidade.
Outra importante iniciativa retornou à Câmara Ouro Branco em 2025: a Câmara Mirim, que tem o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. Dez vereadores mirins já foram eleitos pelos colegas nas escolas que contam com Ensino Fundamental II em Ouro Branco. Eles já tomaram posse e agora terão direito a defenderem suas posições, fazerem discursos, polemizarem questões e, efetivamente, votarem seus projetos com todas as normas e regras de uma reunião ordinária da Câmara.

Saiba mais
Os Projetos de Lei são aqueles que podem ser transformados em Leis Ordinárias do Município. Os Projetos de Resolução e os Projetos de Decretos Legislativos são destinados a regulamentar matérias de competência exclusiva da Câmara, sendo que o primeiro tem efeitos internos e o segundo, externos.
As Indicações são sugestões ou recomendações feitas pelos vereadores para que medidas de interesse público sejam adotadas. Já os Requerimentos são pedidos formais para solicitar informações, documentos ou a realização de ações específicas. Ambos são direcionados ao Executivo, sendo que os Requerimentos devem ser aprovados em Plenário.
Já as Moções são manifestações dos vereadores sobre determinado assunto. Elas podem ser de Aplausos, Congratulações, Apoio, Felicitação, Pesar e Repúdio, entre outras. E or Projetos de Emenda à Lei Orgânica são propostas de alteração, modificação ou revogação de dispositivos na Lei Orgânica Municipal.
________________________________________________________________________
Gerência de Comunicação e Eventos
Câmara Municipal de Ouro Branco
(31) 3741-1225 / 98855-3115 (Alethea Casal)