Entre o Onix Plus e o HB20S, modelo da marca alemã segue os passos do irmão Polo
O Volkswagen Virtus reúne o melhor dos dois mundos. Tem as qualidades do líder de vendas entre os hatches, o Polo, e conta com o “plus” do volume do porta-malas de incríveis 521 litros, ou seja, 221 litros a mais.
Com essa receita, o Virtus vem sendo bem aceito entre os consumidores, mas quer o primeiro lugar do Chevrolet Onix Plus, reestilizado recentemente. O sedã da Volkswagen está no mercado desde 2018 e a última reformulação só veio em 2023. Até o primeiro momento, não há previsão de uma nova geração.
Ainda assim, o sedã chegou mais refinado para a linha 2026, lançada em abril deste ano. Nas versões Highline e Exclusive, por exemplo, passou a contar com assistente ativo de mudança de faixa, enquanto na Exclusive acrescentou rodas de liga leve de 18 polegadas com novo desenho e interior renovado.
Como dito anteriormente, o Virtus aparece na segunda colocação. Foram 17.173 unidades vendidas nos primeiros seis meses. O Onix Plus, na vice-liderança, tem 21.560 carros acumulados. Em terceiro lugar, segue o Hyundai HB20S com seus últimos suspiros, visto que a Hyundai vai trocá-lo por um novo SUV cupê em 2026.
Independente disso, o Virtus continua firme e cada vez mais preparado. Mas será que ele consegue virar o placar e subir ao pódio? Fique agora com cinco razões para comprá-lo e cinco para desistir de vez do sedã.
5 RAZÕES PARA COMPRAR
1 – PORTA-MALAS
O Volkswagen Virtus tem 4.561 mm de comprimento, 1.751 mm de largura e 1.477 mm de altura, com 2.651 mm de distância entre-eixos. Seu porta-malas comporta 521 litros, quase o mesmo volume do campeão Fiat Cronos, com 525 l.
2 – EQUIPAMENTOS

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Desde a versão mais simples do Volkswagen Virtus, o cliente já conta com controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada, piloto automático com limitador de velocidades, entre outros itens.
3 – MOTORES
O Virtus está disponível com motor flex 200 TSI de três cilindros em linha, turbo, 1.0 12V. No consumo, faz 9,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada no etanol. Na gasolina, são 13,2 km/l e 15,8 km/l, nessa ordem. Nas automáticas, são 8,5 km/l e 10,4 km/l (etanol) e 12,2 km/l e 14,9 km/l (gasolina), segundo o Inmetro.
4 – DESEMPENHO
O Virtus na versão Sense com motor turbo de três cilindros, 1.0 12V de 116 cv (200 TSI), com câmbio manual de 5 marchas, faz de zero a 100 km/h em 9,8 segundos (etanol) e em 10,1 segundos (gasolina), com velocidade máxima de 201 km/h (etanol) e 196 km/h (gasolina).
Na Exclusive, com propulsor 1.4 16V de 150 cv (250 TSI) de quatro cilindros em linha, turbinado e transmissão automática, os números são ainda melhores: 0-100 km/h em 8,5 s (e/g) e velocidades finais de 209 km/h (e) / 207 km/h (g).
5 – CUSTO-BENEFÍCIO

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Por R$ 108.990, o Virtus na versão de entrada Sense já vem bem equipado, além de reunir outras qualidades inerentes às características do carro, como, por exemplo, ter bom espaço interno, oferecer motores econômicos e trazer bom porta-malas.
5 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR
1 – ACABAMENTO
Infelizmente, há muitas queixas quanto ao acabamento que abusa do plástico rígido, que, com pouco tempo de uso, começa a gerar os inevitáveis barulhos internos.
Fora isso, há ainda o volante que descasca com facilidade, mesmo em unidades seminovas e de baixa quilometragem.
2 – SUSPENSÃO
Quem compra um sedã é motivado principalmente pelo conforto que ele oferece, mas no caso do Virtus, isso se torna uma heresia. É o que dizem seus proprietários e a culpa disso é da calibração das suspensões que não filtram bem as irregularidades do piso. Portanto, nesse ponto, o Virtus acaba devendo.
3 – DOBRADIÇA DO PORTA-MALAS

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Um sedã moderno como o Volkswagen Virtus bem que merecia um sistema de abertura pantográfico, mas a empresa acabou pecando nesse ponto. Ao contrário disso, ela optou pelo tradicional pescoço de ganso que acaba danificando, em alguns casos, a bagagem, sem tomar o devido cuidado.
4 – BANCO TRASEIRO
No Virtus, para os mais altos que sentam no banco traseiro, há um certo desconforto, principalmente em viagens mais longas. A explicação é que, como o teto a partir da coluna B acaba caindo suavemente, o espaço para a cabeça dos mais altinhos acaba ficando comprometido.
5 – ÂNGULO DE ATAQUE

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É preciso cuidado ao passar por valetas e lombadas com o Virtus por conta da sua altura em relação ao solo. Qualquer descuido pode comprometer não só o para-choque dianteiro, mas também o cárter. Alguns clientes, antes mesmo de tirá-lo da loja, já mandam instalar o protetor de cárter como medida de segurança.
FONTE: AUTOO