×

Jubileu de Congonhas: reitor da Basílica pede que dia 14 de setembro seja decretado feriado municipal

Durante a missa solene do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, realizada na tarde do último dia 14 de setembro, o reitor da Basílica, monsenhor Nedson Pereira de Assis, fez um pedido especial ao final da celebração, que reuniu milhares de fiéis.

“Hoje não é feriado em Congonhas. O Jubileu é a maior festa do município e uma das maiores de Minas. Pedimos o apoio da Prefeitura e da Câmara a esta demanda popular para a preservar a festa que faz para da cultura de Congonhas e de Minas”, declarou o religioso, arrancando aplausos da multidão.

A reportagem ouviu a vereadora e ex-secretária de Cultura, Patrícia Monteiro, que explicou que a data do Dia 14 de setembro foi oficializada como o Dia do Senhor Bom Jesus do Matozinhos e passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do município somente em 2023, o que permitiu maior aporte de investimentos em segurança e infraestrutura para a festa neste ano.

Ela lembrou ainda que apresentou um projeto de lei para transformar o dia 14 de setembro em feriado municipal, mas a proposta foi considerada inconstitucional. Segundo a vereadora, a legislação federal (Lei nº 9.093/1995) limita a quatro o número de feriados religiosos que cada cidade pode adotar, sendo um deles, obrigatoriamente, a Sexta-feira da Paixão.

Em Congonhas, os quatro feriados religiosos já existentes são: Sexta-feira da Paixão, Nossa Senhora da Ajuda, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida. “Infelizmente, o pedido não pôde avançar, mas reconheço a importância da mobilização popular em torno do Jubileu”, destacou Patrícia.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp