×

Terreiro de candomblé é depredado e tem estátua de Nossa Senhora colocada no lugar

Pai de santo Márcio Sá relata destruição e furto no Centro Cultural e Religioso Casa São Lázaro, em Venda Nova

O Centro Cultural e Religioso Casa São Lázaro, um terreiro de candomblé localizado no bairro Lagoinha Leblon, região de Venda Nova, em Belo Horizonte, foi invadido, depredado e furtado nesta terça-feira (16/9). Além de revirarem móveis e levarem diversos objetos, os invasores quebraram assentamentos de entidades e deixaram, em alguns pontos, estátuas de Nossa Senhora no local.

O pai de santo responsável pelo terreiro, Márcio Sá, relatou o episódio de violência. Segundo ele, uma filha de santo foi a primeira a perceber a invasão. “Ela chegou por volta das 17h10, abriu o portão e logo identificou que a porta da sala estava aberta. Os armários dos filhos de santo estavam todos abertos, as coisas jogadas no chão. Então ela voltou para a rua e me ligou imediatamente. Pedi que alguns filhos homens a encontrassem no portão para entrarem juntos, caso a pessoa ainda estivesse lá”, contou.

Quando os demais integrantes chegaram, perceberam que a casa inteira tinha sido revirada. “No meu quarto, onde atendo as pessoas, estava tudo bagunçado e sumiram vários objetos religiosos. Também levaram ferramentas como furadeira, parafusadeira e serra tico-tico, além de fios e outros itens”, afirmou.Play Video

No espaço externo, a destruição foi ainda maior. “Derrubaram todos os assentamentos de santo e entidades, pegando moedas e o que tivesse valor, fazendo uma destruição total. Uma vizinha ouviu barulhos de portas sendo arrebentadas e viu o momento em que a pessoa pulou o muro com sacolas cheias de coisas”, relatou.

O pai de santo destacou que, em meio à depredação, os invasores deixaram imagens católicas no local. “Em alguns lugares onde foi quebrado, colocaram uma estátua de Nossa Senhora no lugar”, disse.

Márcio Sá lembrou que o terreiro já foi alvo de episódios de intolerância no passado, mas não a esse ponto. “ A nossa casa é um lugar de sincretismo. Pessoas envagélicas, católicas, padres, todos frequentam lá. Temos uma prática ecumênica. A pessoa que fez isso (colocou a Nossa Senhora no lugar) quer culpar outras religiões. Nós não praticamos intolerância religiosa aqui. Tanto que eu desconfio que possa ser até alguém que já frequentou a casa, pois sabia onde estavam alguns elementos que foram furtados”.

Ele acrescentou ainda que os vizinhos têm câmeras, “mas todos deram desculpas de que não estavam funcionando. Quase todos são evangélicos”, completou. Um outro membro do terreiro, que não será identificado, disse ainda que um dos vizinhos coloca hinos para tocar na hora das giras.

Guarda Municipal e Polícia Militar foram acionadas para registrar o caso. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova. A Polícia Civil informou que apura o fato ocorrido ontem (16/9), no bairro Lagoinha Leblon, em BH. Até o momento, não houve conduzido à Delegacia.

FONTE: SUPER NOTÍCIAS

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp