Um levantamento realizado pela EPR Via Mineira mostra que, em 2025, quase metade das vítimas fatais em veículos não usava cinto de segurança na BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. O dado é ainda mais preocupante quando se analisa apenas o mês de agosto: 2 em cada 3 vítimas fatais estavam sem o equipamento de proteção. Para chamar atenção para esse cenário, a concessionária vai realizar nesta quarta-feira (24) uma ação educativa, dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito. A mobilização marca o lançamento do Programa Conviver, iniciativa da EPR para estimular atitudes seguras entre motoristas, pedestres, ciclistas e comunidades vizinhas.
A atividade será em Nova Lima, no Posto da Polícia Rodoviária Federal (km 554), com abordagens educativas a motoristas e foco em temas fundamentais para a redução de acidentes, como o respeito aos limites de velocidade, a travessia segura e, principalmente, o uso do cinto de segurança. “O cinto de segurança salva vidas. Não importa se a viagem é curta ou longa, se o passageiro está no banco da frente ou atrás: usar o cinto é inegociável. A prevenção é o caminho mais eficaz para tornar a convivência no trânsito mais segura”, afirma o gerente de Operações da EPR Via Mineira, Anderson Finco.
Ele reforça que a segurança viária depende da corresponsabilidade. “A convivência no trânsito só se torna realidade quando todos se comprometem. O Dia da Convivência simboliza isso: concessionária, autoridades e usuários atuando juntos em um mesmo objetivo, que é preservar vidas”, finaliza.
Sobre o Programa Conviver
O Programa Conviver foi criado pela EPR para organizar e ampliar as ações de conscientização com atenção especial aos públicos mais vulneráveis no trânsito. A iniciativa promove educação para o uso seguro da infraestrutura, incentivo à manutenção preventiva dos veículos e valorização de escolhas que preservam vidas.
O dia 24 de setembro marca o lançamento oficial do programa, com atividades simultâneas nas seis concessionárias do grupo em Minas Gerais e Paraná: EPR Via Mineira, EPR Vias do Café, EPR Sul de Minas, EPR Triângulo, EPR Litoral Pioneiro e EPR Iguaçu, que juntas administram mais de 3 mil quilômetros de rodovias.