As obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, paradas há mais de uma década, foram retomadas em definitivo nesta segunda-feira, 29 de setembro. A ordem de início foi assinada pelas secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Saúde (SES-MG). O investimento previsto é de R$ 33 milhões, contemplando a conclusão dos projetos básicos e executivos de engenharia, além de serviços complementares necessários para a entrada em funcionamento da unidade. A empresa responsável terá quatro meses para revisar os projetos e até 18 meses para entregar a obra. Parte da estrutura já existente será reaproveitada, o que deve gerar economia.
Com mais de 8,5 mil metros quadrados de área construída, o hospital contará com 97 leitos — sendo 77 de enfermaria e 20 de UTI —, além de bloco cirúrgico, pronto-atendimento com 20 leitos de observação, serviços de tomografia, raio-X e apoio diagnóstico e terapêutico.
Entre as especialidades previstas estão oftalmologia, endocrinologia, urologia, angiologia, ortopedia de alta complexidade, cirurgia vascular e bucomaxilofacial, além de assistência a pacientes queimados, tratamento de hemorragia digestiva com endoscopia e ambulatórios voltados para doenças respiratórias e cardiológicas.
A expectativa do governo estadual é que a conclusão do hospital amplie a oferta de leitos e atendimentos de média e alta complexidade, além de reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades. O empreendimento também deve impulsionar a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.
Recrutamento de trabalhadores
Como parte da retomada, o Hospital Regional receberá currículos nesta terça-feira (30/09), a partir das 9h, para diversas funções ligadas à obra. As vagas são para:
- Pedreiro
- Servente
- Carpinteiro
- Encarregado
- Bombeiro hidráulico
- Auxiliar de escritório
- Eletricista