A Chevrolet anunciou que o Onix hatch e sedã, líderes de vendas no Brasil desde 2015, será aposentado até 2030. A decisão integra a estratégia da marca de modernização do portfólio e de adaptação às tendências do mercado, que atualmente privilegia SUVs.
Apesar do fim programado, a Chevrolet planeja manter versões básicas do Onix até o lançamento do substituto, garantindo a oferta de veículos mais acessíveis e uma transição gradual.
O substituto do Onix será um SUV compacto com estilo cupê, desenvolvido em parceria com a Hyundai. O modelo utilizará motor e câmbio do HB20, mas terá carroceria e interior exclusivos da Chevrolet.
Produzido na fábrica de Gravataí (RS), atualmente dedicada ao Onix, o SUV cupê terá suspensão elevada e espaço interno semelhante ao de utilitários, além de porta-malas amplo comparável ao de sedãs compactos. Ele será posicionado para competir diretamente com Volkswagen Nivus e Fiat Fastback, segmentos que apresentam crescimento constante no mercado brasileiro.

Parceria com Hyundai e investimentos estratégicos
A cooperação entre Chevrolet e Hyundai, anunciada em 2024, permite o compartilhamento de plataformas e motores, reduzindo custos e aumentando a escala de produção. A plataforma do Hyundai HB20, prevista para chegar em 2027, servirá de base para o SUV cupê da Chevrolet.
Enquanto a Hyundai continuará produzindo o HB20 em Piracicaba (SP), motor e câmbio serão reaproveitados no novo modelo, garantindo desempenho compatível com os padrões brasileiros e internacionais.
Entre 2024 e 2028, a General Motors planeja investir R$ 7 bilhões no Brasil. Parte desses recursos será direcionada ao Projeto Carbon, que resultará em um SUV compacto de entrada previsto para 2026, antes do lançamento do SUV cupê.
FONTE: CORREIO DO ESTADO