Neste sábado, 4 de outubro, às 19h, a Igreja Matriz de Nossa Senhora abrirá suas portas para mais uma edição do Projeto Concertos na Matriz, iniciativa idealizada e realizada pelo Madrigal Roda Viva, com apoio da Secretaria de Cultura, e que tem se firmado como um marco da vida cultural de Conselheiro Lafaiete e região. O evento será uma noite de celebração da música, memória e comunidade.
O concerto traz como convidado especial o educador e músico Romildo Magalhães, artista que traz consigo não apenas a técnica, mas também a alma do viajante que aprendeu a escutar o mundo através da música. Nascido em João Monlevade, no coração de Minas, Romildo cresceu entre afetos familiares e melodias que se tornaram sua respiração de vida. Filho, irmão, primo e amigo de apaixonados pela música, fez dela sua travessia: aquilo que, sendo das “coisas desimportantes”, acabou lhe revelando a grandeza do humano e a força dos laços invisíveis que unem corações. Para ele, as Canções de Violeiro são mais que repertório: são um movimento de alma, uma viagem por dentro da memória afetiva do Brasil.
“Talvez a imobilidade das coisas ao nosso redor lhes seja imposta pela nossa certeza de que tais coisas são elas mesmas e não outras, pela quietude de nosso pensamento em relação a elas”, afirma, traduzindo em palavras o que a música continuamente lhe ensina: a redescobrir o mundo em novas perspectivas.




Sua trajetória é uma partitura viva, que reúne mestres, memórias e raízes — entre elas a presença indelével de seus pais e irmãos — e que se entrelaça às grandes vozes da música brasileira. Suas inspirações abrangem um verdadeiro mapa afetivo da canção, do Clube da Esquina a Paulinho da Viola, de Djavan a Rolando Boldrin, de Elis Regina a Xangai, passando por nomes como 14 Bis, Geraldo Vandré, João Bosco, MPB4, Rubinho do Vale, Toninho Horta, Zé Ramalho, entre tantos outros.
O público poderá ouvir esse universo refletido no repertório do concerto, que reunirá obras de Milton Nascimento, Djavan, Raul Seixas, Rolando Boldrin, Heitor Villa-Lobos, Renato Russo, Raíces de América, Jota Quest, entre outros compositores e intérpretes que marcaram a cultura brasileira e latino-americana.
Mais que espetáculo, o Concertos na Matriz é um convite à partilha: um gesto de pertencimento e de valorização da arte em diálogo com o espaço sagrado da Igreja Matriz de Nossa Senhora. Uma noite em que vozes, instrumentos e afetos se encontram para dar corpo e alma ao que nos une: a música como expressão maior da vida. A entrada é franca. Toda a comunidade está convidada a participar desta celebração de beleza e memória.